A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Résumé
A afetividade influencia na visão que o aluno tem escola e de todo o processo escolar, e isso interfere no seu desempenho. À partir das teorias de Piaget e Vygotsky, compreendemos que o aprendizado acontece por meio das interações, nas relações estabelecidas entre o sujeito e o meio, através de um movimento constante do aluno em direção ao suprimento de suas necessidades físicas, afetivas e intelectuais. Para esses autores, a razão (cognitivo) e a emoção (afetividade) são fatores elementares que interagem no desenvolvimento intelectual. A afetividade é como um elo que, através das relações humanas, liga o aluno ao professor, ao conhecimento e ao contexto escolar. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica qualitativa e tem como objetivo promover maior discussão sobre a relevância da afetividade para o aprendizado à partir dos estudos de Piaget e Vygotsky.
Références
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. A Escola. In: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
GARBARINO, M. I. Construção do prazer de pensar e desenvolvimento: um estudo teórico-clínico com crianças em dificuldade escolar. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.47.2017.tde-24072017-181914.
GAZZOTTI, D. Afetividade, emoção e vínculo nas relações escolares: uma perspectiva histórico-cultural. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.47.2019.tde-13062019-102911.
LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M. K. DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. edição kindle, 2019. São Paulo: Summus.
NUNES, A. I. B. L; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem. 2. ed. Brasilia: Liberlivro, 2011.
NUNES, A. L. V. Introdução à Psicologia da Aprendizagem. São Cristóvão, SE. 2007.
PAPALIA, D. E. FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PIOVESAN, J. et al. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. 1.ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.1
PORTO, C. M; SANTOS, F. M. F.; CRUZ, M. A. Uma revisão bibliográfica da relação entre professor e aluno no ensino superior sob a ótica da afetividade. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 13, p. 194-211, 2018.
REGO, T. C. Vygotsky - uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
SCHWEDE, G. A atuação do psicólogo escolar: concepções teóricas, práticas profissionais e desafios. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.47.2016.tde-19072016-104148.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).