A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Resumen

A afetividade influencia na visão que o aluno tem escola e de todo o processo escolar, e isso interfere no seu desempenho. À partir das teorias de Piaget e Vygotsky, compreendemos que o aprendizado acontece por meio das interações, nas relações estabelecidas entre o sujeito e o meio, através de um movimento constante do aluno em direção ao suprimento de suas necessidades físicas, afetivas e intelectuais. Para esses autores, a razão (cognitivo) e a emoção (afetividade) são fatores elementares que interagem no desenvolvimento intelectual. A afetividade é como um elo que, através das relações humanas, liga o aluno ao professor, ao conhecimento e ao contexto escolar. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica qualitativa e tem como objetivo promover maior discussão sobre a relevância da afetividade para o aprendizado à partir dos estudos de Piaget e Vygotsky.

Biografía del autor/a

Hélen Cleire Luzardo Coutinho e Costa, Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). 

Júlia Carolina da Costa Santos , Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Mestre em Educaçãopelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). 

Citas

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. A Escola. In: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GARBARINO, M. I. Construção do prazer de pensar e desenvolvimento: um estudo teórico-clínico com crianças em dificuldade escolar. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.47.2017.tde-24072017-181914.

GAZZOTTI, D. Afetividade, emoção e vínculo nas relações escolares: uma perspectiva histórico-cultural. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.47.2019.tde-13062019-102911.

LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M. K. DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. edição kindle, 2019. São Paulo: Summus.

NUNES, A. I. B. L; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem. 2. ed. Brasilia: Liberlivro, 2011.

NUNES, A. L. V. Introdução à Psicologia da Aprendizagem. São Cristóvão, SE. 2007.

PAPALIA, D. E. FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

PIOVESAN, J. et al. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. 1.ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.1

PORTO, C. M; SANTOS, F. M. F.; CRUZ, M. A. Uma revisão bibliográfica da relação entre professor e aluno no ensino superior sob a ótica da afetividade. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 13, p. 194-211, 2018.

REGO, T. C. Vygotsky - uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SCHWEDE, G. A atuação do psicólogo escolar: concepções teóricas, práticas profissionais e desafios. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.47.2016.tde-19072016-104148.

Publicado
2021-12-16
Sección
Artigos