A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Abstract
A afetividade influencia na visão que o aluno tem escola e de todo o processo escolar, e isso interfere no seu desempenho. À partir das teorias de Piaget e Vygotsky, compreendemos que o aprendizado acontece por meio das interações, nas relações estabelecidas entre o sujeito e o meio, através de um movimento constante do aluno em direção ao suprimento de suas necessidades físicas, afetivas e intelectuais. Para esses autores, a razão (cognitivo) e a emoção (afetividade) são fatores elementares que interagem no desenvolvimento intelectual. A afetividade é como um elo que, através das relações humanas, liga o aluno ao professor, ao conhecimento e ao contexto escolar. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica qualitativa e tem como objetivo promover maior discussão sobre a relevância da afetividade para o aprendizado à partir dos estudos de Piaget e Vygotsky.
References
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. A Escola. In: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
GARBARINO, M. I. Construção do prazer de pensar e desenvolvimento: um estudo teórico-clínico com crianças em dificuldade escolar. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.47.2017.tde-24072017-181914.
GAZZOTTI, D. Afetividade, emoção e vínculo nas relações escolares: uma perspectiva histórico-cultural. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.47.2019.tde-13062019-102911.
LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M. K. DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. edição kindle, 2019. São Paulo: Summus.
NUNES, A. I. B. L; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem. 2. ed. Brasilia: Liberlivro, 2011.
NUNES, A. L. V. Introdução à Psicologia da Aprendizagem. São Cristóvão, SE. 2007.
PAPALIA, D. E. FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PIOVESAN, J. et al. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. 1.ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.1
PORTO, C. M; SANTOS, F. M. F.; CRUZ, M. A. Uma revisão bibliográfica da relação entre professor e aluno no ensino superior sob a ótica da afetividade. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 13, p. 194-211, 2018.
REGO, T. C. Vygotsky - uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
SCHWEDE, G. A atuação do psicólogo escolar: concepções teóricas, práticas profissionais e desafios. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.47.2016.tde-19072016-104148.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).