A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Aprendizado. Piaget. Vygotsky.

Resumo

A afetividade influencia na visão que o aluno tem escola e de todo o processo escolar, e isso interfere no seu desempenho. À partir das teorias de Piaget e Vygotsky, compreendemos que o aprendizado acontece por meio das interações, nas relações estabelecidas entre o sujeito e o meio, através de um movimento constante do aluno em direção ao suprimento de suas necessidades físicas, afetivas e intelectuais. Para esses autores, a razão (cognitivo) e a emoção (afetividade) são fatores elementares que interagem no desenvolvimento intelectual. A afetividade é como um elo que, através das relações humanas, liga o aluno ao professor, ao conhecimento e ao contexto escolar. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica qualitativa e tem como objetivo promover maior discussão sobre a relevância da afetividade para o aprendizado à partir dos estudos de Piaget e Vygotsky.

Biografia do Autor

Hélen Cleire Luzardo Coutinho e Costa, Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). 

Júlia Carolina da Costa Santos , Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Mestre em Educaçãopelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos