A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Résumé
Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa que analisou os aspectos da organização do ensino no que se refere à integração das práticas socioculturais dos estudantes às práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. O objetivo é investigar a organização das atividades de ensino e os modos de promover interfaces entre as práticas socioculturais dos alunos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula. Para respondermos aos objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, em que utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com a professora da disciplina de ciências. Quanto aos resultados obtidos, compreende-se que a professora, na organização do ensino, raramente fez a integração entre as práticas pedagógicas e as práticas socioculturais dos alunos com vistas a promover a formação e desenvolvimento dos conceitos científicos. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais não são incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
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