A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumen

Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa que analisou os aspectos da organização do ensino no que se refere à integração das práticas socioculturais dos estudantes às práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. O objetivo é investigar a organização das atividades de ensino e os modos de promover interfaces entre as práticas socioculturais dos alunos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula. Para respondermos aos objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, em que utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com a professora da disciplina de ciências. Quanto aos resultados obtidos, compreende-se que a professora, na organização do ensino, raramente fez a integração entre as práticas pedagógicas e as práticas socioculturais dos alunos com vistas a promover a formação e desenvolvimento dos conceitos científicos. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais não são incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Biografía del autor/a

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO

Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. 

Ivanildes da Glória Nunes da Cruz, PUC/GO

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO(2019). Professora aposentada da rede estadual de ensino do estado de Goiás de 1995 a 2020, onde atuou como professora da Educação Básica, Ensino Médio, gestora escolar, coordenadora pedagógica, assessora de gestão pedagógica, Subsecretaria da Coordenação Regional de Ensino da cidade de Posse/GO, Gestora da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Professora da Educação Superior na Universidade Estadual de Goiás – UEG.  

Citas

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Publicado
2021-07-22