A INTEGRAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Abstract

Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa que analisou os aspectos da organização do ensino no que se refere à integração das práticas socioculturais dos estudantes às práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula, de modo a apreender formas pelas quais os professores estabelecem ligações entre os conteúdos e as condições sociais, culturais e materiais dos alunos. O objetivo é investigar a organização das atividades de ensino e os modos de promover interfaces entre as práticas socioculturais dos alunos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula. Para respondermos aos objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, em que utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com a professora da disciplina de ciências. Quanto aos resultados obtidos, compreende-se que a professora, na organização do ensino, raramente fez a integração entre as práticas pedagógicas e as práticas socioculturais dos alunos com vistas a promover a formação e desenvolvimento dos conceitos científicos. Desse modo, as experiências vivenciadas pelos alunos em suas condições sociais e materiais não são incorporadas nas práticas de mediação pedagógica voltadas para ações potencializadoras da aprendizagem visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Author Biographies

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO

Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. 

Ivanildes da Glória Nunes da Cruz, PUC/GO

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO(2019). Professora aposentada da rede estadual de ensino do estado de Goiás de 1995 a 2020, onde atuou como professora da Educação Básica, Ensino Médio, gestora escolar, coordenadora pedagógica, assessora de gestão pedagógica, Subsecretaria da Coordenação Regional de Ensino da cidade de Posse/GO, Gestora da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Professora da Educação Superior na Universidade Estadual de Goiás – UEG.  

References

REFERÊNCIAS

BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa, Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e práticas Interculturais; Pesquisa-Ação, v. 46, n. 161, p. 802-820, 2016.
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: A experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução para o português do texto em russo publicado na Revista Soviet Education, agosto 1988, vol. XXX, n. 8 com apoio do mesmo texto em espanhol, por José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas.
DAVÍDOV, Vasili Vasilievich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Tradução: Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.
______. O que é a atividade de estudo. Revista Escola inicial, n. 7, 1999. DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, jul., 2003.
ESPINOZA, G. S. Enseñanza diferenciada. Santiago de Chile: Grupo Innovat, 110 2007. FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender. Por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 10. ed. São Paulo: Ática, 2005. (Série Princípios).
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Ed. Liber Livros, 2007. 4.
GOMES, S. R. Sexualidade masculina, genêro e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
HEDEGAARD, M. Situated learning and cognition: theoretical learning and cognition. Mind, Culture, and Activity, v. 5, n. 2, p. 114-126, 1998.
______. A cultural-historical approach tolearning in classrooms. Outlines. Critical Practice Studies, v. 6, n. 1, 2004. 111
______. Children‟s development from a cultural-historical approach: Children‟s activity in everyday local settings as foundation for their development. Mind, Culture, and Activity, v. 16,
LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
______. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, mar. 2012.
______. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A; SUANNO, M. V. Didática e formação de professores: novos tempos, novos modos de aprender e ensinar. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vygotsky, Leontiev, Davídov contribuições da teoria histórico-cultural para a didática. In: SILVA, C. C.; SUANNO, M. V. R. (Orgs.). Didática e interfaces. Rio de Janeiro/Goiânia: Deescubra, 2007. p. 39-60.
¬¬¬¬¬¬¬______. (Orgs.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRAS-CO, 1992. MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura (s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, 2003.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 23. ed. São Paulo: Atlas. 2007.
PATTO, M. H. S. Produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 1987. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. revista e aumentada. São Paulo: Intermeios, 2015.
SIRGADO, A. P. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educ. Soc., v. 21, n. 71, p. 45-78, jul., 2000. ISSN 0101-7330.
SIRGADO, A. P. Editorial. Educação & Sociedade, n. 71, julho/2000, p. 7-17. SMOLKA, A. L. B. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Educ. Soc. [online], v. 21, n. 71, p. 166-193, 2000.
SOARES, F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: MELLO, E.; SOUZA, A. (Org.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: 114 Vozes, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______. Obras escogidas, vol. III. Madrid: Visor, 1995.
______. Pensamiento y habla. Tradución de Alejandro Ariel González. Buenos Aires: Colihue Clásica, 2007.
Published
2021-07-22