PROJETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CAMINHO PARA A CRIATIVIDADE
Résumé
A criatividade se apresenta como uma premissa diante dos desafios que a Educação Básica tem vivenciado. Diante disso objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de mestrado referente às práticas pedagógicas a partir dos projetos desenvolvidos com os anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Daniel Batista. A pesquisa foi realizada com a abordagem quali-quanti prioritariamente qualitativa por meio do estudo de caso e do instrumento VADECRIE. Os dados demonstraram que a Escola Daniel Batista buscou coletivamente o bem-estar social para si e para o seu entorno, ao interligar e valorizar tanto as partes quanto o todo em seu cenário educativo, caracterizando, assim, como criativas – de acordo com os parâmetros de criatividade da RIEC e da RIEC Brasil e segundo as percepções dos sujeitos – as suas práticas pedagógicas desenvolvidas a partir dos projetos com os anos iniciais, durante o período de investigação.
Références
CUNHA, M. I. da. (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.
Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto político-pedagógico. Palmas: Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, 2014.
GONÇALVES, A. S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo
integral. Cadernos CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, São Paulo, n. 2, p.129-135, seg. sem. 2006.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e educação. Rizoma freireano, Brasília, v. 6, 2010.
NÓVOA, A. de. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Escola legal é Escola Limpa. Disponível em: http://claudiodemoraes.blogspot.com.br/2012/11/culminancia-do-projeto-escola-legal-e.html. Acesso em: 07 nov. 2014a.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Declamadores de poesia. Palmas, 2014b.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Estudar é o meu maior tesouro. Palmas, 2014c.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Lendo na escola. Palmas, 2015.
SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
SUANNO, J. H. Adversidade, resiliência e criatividade: uma articulação oportuna? In: SUANNO, M. V. R.; DITTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013a. p. 31-42.
SUANNO, J. H. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 297 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013b.
SUANNO, J. H. Transdisciplinaridade, criatividade e o terceiro incluído na formação de professores. In: BEHRENS, M. A.; ENS, R. T. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. p.107-121.
TORRE, S. de la. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.
TORRE, S. de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.
TORRE, S. de la. Escolas criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 55-69.
TORRE, S. de la. Criadores na adversidade e na crise: qual é o segredo? In: TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Criatividade na adversidade - personagens que transformaram situações adversas em oportunidade. Blumenau: Nova Letra, 2012a. p. 19-48.
TORRE, S. de la. Instituciones educativas creativas. Instrumento para valorar el desarrollo de instituciones creativas - VADECRIE. Barcelona: Circulo Rojo, 2012b.
TORRE, S. de la. Movimento de escolas criativas: fazendo parte da história de formação e transformação. In: ZWIEREWICZ, M. (Coord.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 141-162.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. Resgatar, reconhecer, potencializar e polinizar: perspectivas e proposições da escola criativa em Vargem Bonita. In: ZWIEREWICZ, M. et al. Resiliência, criatividade e inclusão no Ensino: vivências de profissionais da educação de Vargem Bonita. Blumenau: Nova Letra, 2014. p. 39-58.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).