PROJETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CAMINHO PARA A CRIATIVIDADE

Résumé

A criatividade se apresenta como uma premissa diante dos desafios que a Educação Básica tem vivenciado. Diante disso objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de mestrado referente às práticas pedagógicas a partir dos projetos desenvolvidos com os anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Daniel Batista. A pesquisa foi realizada com a abordagem quali-quanti prioritariamente qualitativa por meio do estudo de caso e do instrumento VADECRIE. Os dados demonstraram que a Escola Daniel Batista buscou coletivamente o bem-estar social para si e para o seu entorno, ao interligar e valorizar tanto as partes quanto o todo em seu cenário educativo, caracterizando, assim, como criativas – de acordo com os parâmetros de criatividade da RIEC e da RIEC Brasil e segundo as percepções dos sujeitos – as suas práticas pedagógicas desenvolvidas a partir dos projetos com os anos iniciais, durante o período de investigação.

Bibliographies de l'auteur

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes - SEDUC/TO

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Educação Básica e Superior da rede Estadual de Educação do Tocantins.

Maria josé de Pinho, Universidade federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Ensino Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publiée
2020-11-30