PROJETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CAMINHO PARA A CRIATIVIDADE
Abstract
A criatividade se apresenta como uma premissa diante dos desafios que a Educação Básica tem vivenciado. Diante disso objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de mestrado referente às práticas pedagógicas a partir dos projetos desenvolvidos com os anos iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Daniel Batista. A pesquisa foi realizada com a abordagem quali-quanti prioritariamente qualitativa por meio do estudo de caso e do instrumento VADECRIE. Os dados demonstraram que a Escola Daniel Batista buscou coletivamente o bem-estar social para si e para o seu entorno, ao interligar e valorizar tanto as partes quanto o todo em seu cenário educativo, caracterizando, assim, como criativas – de acordo com os parâmetros de criatividade da RIEC e da RIEC Brasil e segundo as percepções dos sujeitos – as suas práticas pedagógicas desenvolvidas a partir dos projetos com os anos iniciais, durante o período de investigação.
References
CUNHA, M. I. da. (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.
Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto político-pedagógico. Palmas: Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, 2014.
GONÇALVES, A. S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo
integral. Cadernos CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, São Paulo, n. 2, p.129-135, seg. sem. 2006.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
MORAES, M. C. Transdisciplinaridade e educação. Rizoma freireano, Brasília, v. 6, 2010.
NÓVOA, A. de. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15-33.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Escola legal é Escola Limpa. Disponível em: http://claudiodemoraes.blogspot.com.br/2012/11/culminancia-do-projeto-escola-legal-e.html. Acesso em: 07 nov. 2014a.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Declamadores de poesia. Palmas, 2014b.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Estudar é o meu maior tesouro. Palmas, 2014c.
PALMAS. Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. Projeto Lendo na escola. Palmas, 2015.
SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
SUANNO, J. H. Adversidade, resiliência e criatividade: uma articulação oportuna? In: SUANNO, M. V. R.; DITTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013a. p. 31-42.
SUANNO, J. H. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 297 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013b.
SUANNO, J. H. Transdisciplinaridade, criatividade e o terceiro incluído na formação de professores. In: BEHRENS, M. A.; ENS, R. T. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris, 2015. p.107-121.
TORRE, S. de la. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.
TORRE, S. de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.
TORRE, S. de la. Escolas criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 55-69.
TORRE, S. de la. Criadores na adversidade e na crise: qual é o segredo? In: TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Criatividade na adversidade - personagens que transformaram situações adversas em oportunidade. Blumenau: Nova Letra, 2012a. p. 19-48.
TORRE, S. de la. Instituciones educativas creativas. Instrumento para valorar el desarrollo de instituciones creativas - VADECRIE. Barcelona: Circulo Rojo, 2012b.
TORRE, S. de la. Movimento de escolas criativas: fazendo parte da história de formação e transformação. In: ZWIEREWICZ, M. (Coord.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 141-162.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. Resgatar, reconhecer, potencializar e polinizar: perspectivas e proposições da escola criativa em Vargem Bonita. In: ZWIEREWICZ, M. et al. Resiliência, criatividade e inclusão no Ensino: vivências de profissionais da educação de Vargem Bonita. Blumenau: Nova Letra, 2014. p. 39-58.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).