A FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS ESCOLAS EM PRISÕES: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
Résumé
O presente estudo se preocupou em buscar respostas dos professores sobre suas necessidades de desenvolvimento profissional que lhes qualifique para atuar em escolas em prisões. A pesquisa empírica teve por amostra 33 professores, lotados em 10 escolas em prisões localizadas em nove municípios do estado do Tocantins no ano de 2018 e 2019. A investigação constatou que nos últimos 2 anos (2017-2018) 54,5% dos pesquisados afirmaram não ter participado de nenhuma atividade de desenvolvimento profissional relacionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em prisões. 73% disseram não ter participado de formação específica antes do início do ano letivo de 2019. E 67% dos professores considerou a Especialização (lato sensu) em Educação em Unidades Prisionais, com carga horária mínima de 360h/aula como a formação específica necessária à sua qualificação continuada. Os dados subsidiaram a proposta de formação específica para docentes das escolas em prisões para o estado do Tocantins.
Références
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