ENTRAVES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO SUPERIOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE REESCRITURA

  • Geralda Fátima de Souza Rodrigues UFMT
  • Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque Universidade Federal de Mato Grosso

Résumé

A educação no Brasil, em tempos atuais, não mudou muito em relação à premissa tradicional, particularmente, quando o assunto é metodologia de ensino, ou seja, sob uma configuração de educação bancária, originária da Revolução Industrial, tem se mantido até as duas primeiras décadas do século XXI. Ainda se concebe o espaço e o tempo escolar numa perspectiva em que o professor ensina, ao mesmo tempo, a dezenas de estudantes sem haver preocupação com as identidades e as necessidades dessa “clientela”. Houve mudanças em todos os setores: sociedade, mercado de trabalho, mas, nos perguntamos: e o espaço escolar, por qual motivo se mantém preso a práticas metodológicas retrógradas? Neste contexto, o objetivo do presente estudo é refletir sobre as aulas de produção textual como conteúdo importante da Língua Portuguesa, disciplina que é, na maioria das vezes, ministrada nos períodos iniciais da graduação e que tem como finalidade suprir lacunas deixadas pela Educação Básica no processo de ensino e aprendizagem dos graduandos. Assim, outra pergunta se apresenta: qual é o papel desse professor de ensino presencial? Este estudo será realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base em alguns autores que discorrem sobre o fazer docente e a produção textual nas aulas de Língua Portuguesa.

Bibliographies de l'auteur

Geralda Fátima de Souza Rodrigues, UFMT

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque , Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás. 

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Publiée
2021-07-16