ENTRAVES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO SUPERIOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE REESCRITURA
Resumen
A educação no Brasil, em tempos atuais, não mudou muito em relação à premissa tradicional, particularmente, quando o assunto é metodologia de ensino, ou seja, sob uma configuração de educação bancária, originária da Revolução Industrial, tem se mantido até as duas primeiras décadas do século XXI. Ainda se concebe o espaço e o tempo escolar numa perspectiva em que o professor ensina, ao mesmo tempo, a dezenas de estudantes sem haver preocupação com as identidades e as necessidades dessa “clientela”. Houve mudanças em todos os setores: sociedade, mercado de trabalho, mas, nos perguntamos: e o espaço escolar, por qual motivo se mantém preso a práticas metodológicas retrógradas? Neste contexto, o objetivo do presente estudo é refletir sobre as aulas de produção textual como conteúdo importante da Língua Portuguesa, disciplina que é, na maioria das vezes, ministrada nos períodos iniciais da graduação e que tem como finalidade suprir lacunas deixadas pela Educação Básica no processo de ensino e aprendizagem dos graduandos. Assim, outra pergunta se apresenta: qual é o papel desse professor de ensino presencial? Este estudo será realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base em alguns autores que discorrem sobre o fazer docente e a produção textual nas aulas de Língua Portuguesa.
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