TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19

Résumé

São inegáveis os impactos do isolamento social pelo Covid-19 e sua repercussão na produção e no consumo de serviços ligados às tecnologias digitais.  Considerando o contexto atípico, o foco deste estudo é compreender como 45 professores das escolas brasileiras de educação básica se apropriam das tecnologias digitais em tempos de pandemia mundial e identificar essa influência em sua prática pedagógica. Justificamos este estudo com base na importância do papel do professor diante da utilização das tecnologias na educação, principalmente neste momento de pandemia, A propósito, os dados foram coletados no curso de formação continuada sobre tecnologias digitais ofertado aos professores da rede pública do Brasil, entre abril e maio de 2020, e demonstraram que as fragilidades se relacionam ao acúmulo de funções, ao despreparo, à insegurança e às limitações nas condições de acesso. Como potencialidades, são indicadas a aproximação entre as pessoas, a oportunidade de mudanças que envolve estudar, participar de cursos, preparar aulas diferenciadas, entre outros. Quanto aos sentimentos provocados por essa insólita realidade, destaca-se o medo e a incerteza, relacionados à vulnerabilidade da saúde e da vida, bem como ao uso das Tecnologias Digitais.

 

Bibliographies de l'auteur

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. 

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Associada da Universidade Federal do Pampa. 

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Publiée
2022-03-09