TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19
Resumen
São inegáveis os impactos do isolamento social pelo Covid-19 e sua repercussão na produção e no consumo de serviços ligados às tecnologias digitais. Considerando o contexto atípico, o foco deste estudo é compreender como 45 professores das escolas brasileiras de educação básica se apropriam das tecnologias digitais em tempos de pandemia mundial e identificar essa influência em sua prática pedagógica. Justificamos este estudo com base na importância do papel do professor diante da utilização das tecnologias na educação, principalmente neste momento de pandemia, A propósito, os dados foram coletados no curso de formação continuada sobre tecnologias digitais ofertado aos professores da rede pública do Brasil, entre abril e maio de 2020, e demonstraram que as fragilidades se relacionam ao acúmulo de funções, ao despreparo, à insegurança e às limitações nas condições de acesso. Como potencialidades, são indicadas a aproximação entre as pessoas, a oportunidade de mudanças que envolve estudar, participar de cursos, preparar aulas diferenciadas, entre outros. Quanto aos sentimentos provocados por essa insólita realidade, destaca-se o medo e a incerteza, relacionados à vulnerabilidade da saúde e da vida, bem como ao uso das Tecnologias Digitais.
Citas
ALEVATO, H. Escola básica e suas revoluções necessárias: desafios à formação docente. In: PARENTE, C. M. D.; VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, F. (Org.). Caderno pedagógico. Lajeado, v. 14, n. 2, 2017, p. 128-140.
ASSAD, M. L. R. C. L.; FUJIHARA, R. T. Ciência, Tecnologia e Sociedade em tempos de pandemia. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente, v. 9, 2019.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 3 maio 2020.
BRITO, G. S. Inclusão Digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), 30, 2006. Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPOCS, 2006. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/2006#. Acesso em: 28 maio de 2020.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Fundamentos e Tradições. Porto Alegre: AMGH Editora, 2010.
FITZSIMONS, G. E. Technology and Teachers’ Professional Development: A Commentary. Mathematics and Technology. Springer, Cham, p. 607-621, 2017.
FONT, C. M.; MUNICIO, J. I. P. Siglo XXI. Competencias para sobrevivir: Lo que debería aprender cualquier persona para poder enfrentarse a los nuevos retos de la sociedad de la información. Cuadernos de pedagogía, n. 298, p. 49-77, 2001.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, 2010.
GSMA. GSM Association. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.gsma.com/. Acesso em: 20 maio 2020.
GUIMARÃES, J. Pandemia e Educação a distância: faz de conta e professores estressados. 2020. Disponível em: http://grooeland.blogspot.com/2020/04/pandemia-e-educacao-distancia-faz-de.html. Acesso em: 2 maio 2020.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus Editora, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.
MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente/Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, 2009.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. In: MORAN, J. M.; MASSETO; M.T.; BEHRENS; M. A. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
PALFREY, J. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PARENTE, C. M. D. (Org.). A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015.
PASSOS-FERREIRA, C. Seria a moralidade determinada pelo cérebro? Neurônios-espelhos, empatia e neuromoralidade. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 21, n. 2, p. 471- 490, 2011.
PIMENTEL, F. S. C.; FEITOZA, M. J. S. O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão, v. 17, n. 03, p. 129-139, 2017.
PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. On the horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
RECUERO, R. Teoria Fundamentada. In: FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2013.
RICHIT, A.; MALTEMPI, M.V. Formação Profissional Docente, Novas e Velhas Tecnologias: Avanços e Desafios. In: Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM), 5., 2005, Portugal. Anais [...] Portugal, CIBEM, 2005. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/Publicacao/Richit-Maltempi-cibem.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.
SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2020.
SÁ, R. A.; ENDLISH, E. Tecnologias digitais e formação continuada de professores. Educação, v. 37, n. 1, p. 63-71, 2014.
VALADARES, P. A. Integração crítica das tecnologias da informação e comunicação à pedagogia escolar: proposta de políticas públicas para a Prefeitura de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
VANINI, L. et al. Cyberformação de professores de Matemática: olhares para a dimensão tecnológica. Acta Scientiae, v. 15, n. 1, p. 153-171, 2013.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).