TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19
Abstract
São inegáveis os impactos do isolamento social pelo Covid-19 e sua repercussão na produção e no consumo de serviços ligados às tecnologias digitais. Considerando o contexto atípico, o foco deste estudo é compreender como 45 professores das escolas brasileiras de educação básica se apropriam das tecnologias digitais em tempos de pandemia mundial e identificar essa influência em sua prática pedagógica. Justificamos este estudo com base na importância do papel do professor diante da utilização das tecnologias na educação, principalmente neste momento de pandemia, A propósito, os dados foram coletados no curso de formação continuada sobre tecnologias digitais ofertado aos professores da rede pública do Brasil, entre abril e maio de 2020, e demonstraram que as fragilidades se relacionam ao acúmulo de funções, ao despreparo, à insegurança e às limitações nas condições de acesso. Como potencialidades, são indicadas a aproximação entre as pessoas, a oportunidade de mudanças que envolve estudar, participar de cursos, preparar aulas diferenciadas, entre outros. Quanto aos sentimentos provocados por essa insólita realidade, destaca-se o medo e a incerteza, relacionados à vulnerabilidade da saúde e da vida, bem como ao uso das Tecnologias Digitais.
References
ALEVATO, H. Escola básica e suas revoluções necessárias: desafios à formação docente. In: PARENTE, C. M. D.; VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, F. (Org.). Caderno pedagógico. Lajeado, v. 14, n. 2, 2017, p. 128-140.
ASSAD, M. L. R. C. L.; FUJIHARA, R. T. Ciência, Tecnologia e Sociedade em tempos de pandemia. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente, v. 9, 2019.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 3 maio 2020.
BRITO, G. S. Inclusão Digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), 30, 2006. Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPOCS, 2006. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/2006#. Acesso em: 28 maio de 2020.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Fundamentos e Tradições. Porto Alegre: AMGH Editora, 2010.
FITZSIMONS, G. E. Technology and Teachers’ Professional Development: A Commentary. Mathematics and Technology. Springer, Cham, p. 607-621, 2017.
FONT, C. M.; MUNICIO, J. I. P. Siglo XXI. Competencias para sobrevivir: Lo que debería aprender cualquier persona para poder enfrentarse a los nuevos retos de la sociedad de la información. Cuadernos de pedagogía, n. 298, p. 49-77, 2001.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, 2010.
GSMA. GSM Association. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: https://www.gsma.com/. Acesso em: 20 maio 2020.
GUIMARÃES, J. Pandemia e Educação a distância: faz de conta e professores estressados. 2020. Disponível em: http://grooeland.blogspot.com/2020/04/pandemia-e-educacao-distancia-faz-de.html. Acesso em: 2 maio 2020.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus Editora, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.
MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente/Mathematics education and digital technologies: Reflexions about the practice in teacher education. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, 2009.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. In: MORAN, J. M.; MASSETO; M.T.; BEHRENS; M. A. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
PALFREY, J. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PARENTE, C. M. D. (Org.). A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015.
PASSOS-FERREIRA, C. Seria a moralidade determinada pelo cérebro? Neurônios-espelhos, empatia e neuromoralidade. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 21, n. 2, p. 471- 490, 2011.
PIMENTEL, F. S. C.; FEITOZA, M. J. S. O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão, v. 17, n. 03, p. 129-139, 2017.
PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. On the horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
RECUERO, R. Teoria Fundamentada. In: FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2013.
RICHIT, A.; MALTEMPI, M.V. Formação Profissional Docente, Novas e Velhas Tecnologias: Avanços e Desafios. In: Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM), 5., 2005, Portugal. Anais [...] Portugal, CIBEM, 2005. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/Publicacao/Richit-Maltempi-cibem.pdf. Acesso em: 25 maio 2020.
SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2020.
SÁ, R. A.; ENDLISH, E. Tecnologias digitais e formação continuada de professores. Educação, v. 37, n. 1, p. 63-71, 2014.
VALADARES, P. A. Integração crítica das tecnologias da informação e comunicação à pedagogia escolar: proposta de políticas públicas para a Prefeitura de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
VANINI, L. et al. Cyberformação de professores de Matemática: olhares para a dimensão tecnológica. Acta Scientiae, v. 15, n. 1, p. 153-171, 2013.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).