EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO

Résumé

O estudo objetivou discutir a educação do campo no contexto amazônico a partir da Pedagogia da Alternância (PA), propondo um compartilhamento efetivo entre estudo e prática: tempo escola e tempo comunidade. A pesquisa focalizou a formação de técnicos agropecuários da Escola Família Agrícola (EFA), de Porto Nacional e consistiu numa investigação qualitativa que utilizou a análise documental e revisão de literatura. Os dados de pesquisa foram constitutivos de uma pesquisa mais abrangente, realizada em 2015 mediante a metodologia da história oral. Os objetivos específicos contemplaram o contexto amazônico da educação do/no campo, discutindo sobre a PA associado ao trabalho pedagógico da EFA, bem como a análise de narrativas de pais, estudantes e profissionais sobre o processo de ensino e aprendizagem na PA, no curso Técnico em Agropecuária. Os resultados sinalizam que a EFA tem contribuído, há mais de duas décadas, para a melhoria da qualidade técnica dos profissionais da agropecuária.

Bibliographies de l'auteur

Maria de Lourdes L. Macedo, UFT

Mestre em Educação. PPGE/UFT. Superintendente de Educação, Científica, Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.

Maria da Conceição C. J. Ranke, Seduc

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT.

Jocyleia Santana Santos, UFT

Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT.

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Publiée
2020-08-03