EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO
Abstract
O estudo objetivou discutir a educação do campo no contexto amazônico a partir da Pedagogia da Alternância (PA), propondo um compartilhamento efetivo entre estudo e prática: tempo escola e tempo comunidade. A pesquisa focalizou a formação de técnicos agropecuários da Escola Família Agrícola (EFA), de Porto Nacional e consistiu numa investigação qualitativa que utilizou a análise documental e revisão de literatura. Os dados de pesquisa foram constitutivos de uma pesquisa mais abrangente, realizada em 2015 mediante a metodologia da história oral. Os objetivos específicos contemplaram o contexto amazônico da educação do/no campo, discutindo sobre a PA associado ao trabalho pedagógico da EFA, bem como a análise de narrativas de pais, estudantes e profissionais sobre o processo de ensino e aprendizagem na PA, no curso Técnico em Agropecuária. Os resultados sinalizam que a EFA tem contribuído, há mais de duas décadas, para a melhoria da qualidade técnica dos profissionais da agropecuária.
References
ALBERTI, Verena. A filosofia e os fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo. RJ, 1996.
ALBERTI, Verena. Manual da Historia Oral. FVG Editora. 2005.
ALBERTI, Verena. Tratamento das entrevistas de História Oral no CPDOC. RJ. 2005.
ARAGÓN, L.E. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. UFPA, Rev. NERA, Presidente Prudente, ano 21, n.42, 2018.
AZEVEDO, A. J. A formação de técnicos agropecuários em alternância no Estado de São Paulo: uma proposta educacional inovadora. 1998. 185 p. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista, Marília. 2001.
BORGES, Graziela Scopel. A Formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares rurais. Orientador: Edival Sebastião Teixeira Coorientadora: Maria de Lourdes Bernartt Coorientador: Norma Kiyota Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco / PR, 2012.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação do Campo: Marcos normativos. Brasília, 2012.
BRASIL, PARECER Nº01/2006 - Aprovado em 1º/02/2006– Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/CEB Relato: Murilo Avellar Hingel- Dias letivos para a aplicação da PA nos CEFFAs.
BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Casa Civil - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 10 jan.2020.
CALDART, R. S. Elementos para Construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C; JESUS, S. M. Por uma Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004.
CALDART, Roseli. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli, MOLINA, Mônica C. (Orgs). Por uma educação do campo. Vozes: Petrópolis/RJ, 2009.
CORDEIRO, Georgina N.K., et al. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
DAMASCENO, M.N. A construção do saber social pelo camponês na sua prática produtiva e política. Sociedade Civil e Educação, Campinas, 1992.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. A pesquisa em Educação do Campo. Brasília: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, 2006.
GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O lutador, 2010.
GHEDIN, E. (Org.) Educação do Campo: epistemologia e práticas. 1ª edição – São Paulo:Cortez, 2012.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
HECK, E., et al. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Estudos Avançados. vol.19 no.53 São Paulo Jan./Abr. Scielo. 2005. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-0142005000100015>. Acesso em 09/04/2020.
HENRIQUES, R., et al..(Orgs) Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Cadernos SECAD 2, Brasilia- DF, março de 2007.
INCRA Mapeamento dos Assentamentos da Reforma Agrária no Brasil. 2017. <http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php> Acesso em 21 de abril de 2020.
JESUS, Janinha Gerke de. Formação de professores na Pedagogia da Alternância – Vitória, ES:GM, 1975.
JESUS, José Novais de. A pedagogia da Alternância e o debate da educação no/do campo no estado de Goiás. Revista NERA. Presidente Prudente, SP. Ano14, nº 18, 2011.
LAROSSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez. 2011.
MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sonia M. S. A. de. (Orgs) Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF, Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004.
MONTESANTI; J.A.C. Amazônia Legal. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ecologia/amazonia-legal/> Acesso em 09/04/2020.
PNUMA/OTCA – Programa das Nações Unidas para o meio ambiente/Organização do Trabalho de Cooperação Amazônica. Geo Amazônia: perspectiva do meio ambiente na Amazônia. Brasília: PNUMA?OTCA, 2008.
PORTO NACIONAL. Projeto Político Pedagógico – PPP. Escola Família Agrícola de Porto Nacional, 2015.
PRADO, K D., VIZOLLI, I., GOMES, D. A. Educação do Campo no Tocantins: análise situacional. Revista Desafios – v. 03, n. Especial, 2016 (Suplemento).
RODRIGUES, Cintia. Pedagogia da Alternância na educação rural. Revista Nova Escola. 01 de setembro de 2009.<https://novaescola.org.br/conteudo/2924/ pedagogia-de-alternancia-na-educacao-rural> Acesso em 21 de abril de 2020.
SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Amazônia: Desafio nacional. Cadernos SBPC, n.27, 2007, Disponivel em: HTTP///www.sbpcnet.org.br; Acesso em 09 de abril de 2020.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; et al. Estudos sobre a Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectiva para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 34, p227-242, 2008.
VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. O caminho da aprendizagem na pedagogia da alternância e o sujeito alternante. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa na Região Sul. UNISC, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).