EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DO TÉCNICO
Resumen
O estudo objetivou discutir a educação do campo no contexto amazônico a partir da Pedagogia da Alternância (PA), propondo um compartilhamento efetivo entre estudo e prática: tempo escola e tempo comunidade. A pesquisa focalizou a formação de técnicos agropecuários da Escola Família Agrícola (EFA), de Porto Nacional e consistiu numa investigação qualitativa que utilizou a análise documental e revisão de literatura. Os dados de pesquisa foram constitutivos de uma pesquisa mais abrangente, realizada em 2015 mediante a metodologia da história oral. Os objetivos específicos contemplaram o contexto amazônico da educação do/no campo, discutindo sobre a PA associado ao trabalho pedagógico da EFA, bem como a análise de narrativas de pais, estudantes e profissionais sobre o processo de ensino e aprendizagem na PA, no curso Técnico em Agropecuária. Os resultados sinalizam que a EFA tem contribuído, há mais de duas décadas, para a melhoria da qualidade técnica dos profissionais da agropecuária.
Citas
ALBERTI, Verena. A filosofia e os fatos. Narração, interpretação e significado nas memórias e nas fontes orais. Tempo. RJ, 1996.
ALBERTI, Verena. Manual da Historia Oral. FVG Editora. 2005.
ALBERTI, Verena. Tratamento das entrevistas de História Oral no CPDOC. RJ. 2005.
ARAGÓN, L.E. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. UFPA, Rev. NERA, Presidente Prudente, ano 21, n.42, 2018.
AZEVEDO, A. J. A formação de técnicos agropecuários em alternância no Estado de São Paulo: uma proposta educacional inovadora. 1998. 185 p. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista, Marília. 2001.
BORGES, Graziela Scopel. A Formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares rurais. Orientador: Edival Sebastião Teixeira Coorientadora: Maria de Lourdes Bernartt Coorientador: Norma Kiyota Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco / PR, 2012.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação do Campo: Marcos normativos. Brasília, 2012.
BRASIL, PARECER Nº01/2006 - Aprovado em 1º/02/2006– Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/CEB Relato: Murilo Avellar Hingel- Dias letivos para a aplicação da PA nos CEFFAs.
BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Casa Civil - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 10 jan.2020.
CALDART, R. S. Elementos para Construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C; JESUS, S. M. Por uma Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004.
CALDART, Roseli. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli, MOLINA, Mônica C. (Orgs). Por uma educação do campo. Vozes: Petrópolis/RJ, 2009.
CORDEIRO, Georgina N.K., et al. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
DAMASCENO, M.N. A construção do saber social pelo camponês na sua prática produtiva e política. Sociedade Civil e Educação, Campinas, 1992.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e território como categorias essenciais. A pesquisa em Educação do Campo. Brasília: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, 2006.
GARCIA-MARIRRODRIGA, Roberto. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte: O lutador, 2010.
GHEDIN, E. (Org.) Educação do Campo: epistemologia e práticas. 1ª edição – São Paulo:Cortez, 2012.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
HECK, E., et al. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Estudos Avançados. vol.19 no.53 São Paulo Jan./Abr. Scielo. 2005. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-0142005000100015>. Acesso em 09/04/2020.
HENRIQUES, R., et al..(Orgs) Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Cadernos SECAD 2, Brasilia- DF, março de 2007.
INCRA Mapeamento dos Assentamentos da Reforma Agrária no Brasil. 2017. <http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php> Acesso em 21 de abril de 2020.
JESUS, Janinha Gerke de. Formação de professores na Pedagogia da Alternância – Vitória, ES:GM, 1975.
JESUS, José Novais de. A pedagogia da Alternância e o debate da educação no/do campo no estado de Goiás. Revista NERA. Presidente Prudente, SP. Ano14, nº 18, 2011.
LAROSSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez. 2011.
MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sonia M. S. A. de. (Orgs) Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF, Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004.
MONTESANTI; J.A.C. Amazônia Legal. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ecologia/amazonia-legal/> Acesso em 09/04/2020.
PNUMA/OTCA – Programa das Nações Unidas para o meio ambiente/Organização do Trabalho de Cooperação Amazônica. Geo Amazônia: perspectiva do meio ambiente na Amazônia. Brasília: PNUMA?OTCA, 2008.
PORTO NACIONAL. Projeto Político Pedagógico – PPP. Escola Família Agrícola de Porto Nacional, 2015.
PRADO, K D., VIZOLLI, I., GOMES, D. A. Educação do Campo no Tocantins: análise situacional. Revista Desafios – v. 03, n. Especial, 2016 (Suplemento).
RODRIGUES, Cintia. Pedagogia da Alternância na educação rural. Revista Nova Escola. 01 de setembro de 2009.<https://novaescola.org.br/conteudo/2924/ pedagogia-de-alternancia-na-educacao-rural> Acesso em 21 de abril de 2020.
SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Amazônia: Desafio nacional. Cadernos SBPC, n.27, 2007, Disponivel em: HTTP///www.sbpcnet.org.br; Acesso em 09 de abril de 2020.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; et al. Estudos sobre a Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectiva para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 34, p227-242, 2008.
VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. O caminho da aprendizagem na pedagogia da alternância e o sujeito alternante. IX ANPED Sul. Seminário de Pesquisa na Região Sul. UNISC, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).