A INTEGRAÇÃO SABERES E CONHECIMENTOS ESCOLARES EM PROCESSOS FORMATIVOS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES EM/A PARTIR DO CONTEXTO AMAZÔNICO PARAENSE

Résumé

Discute-se a integração saberes e conhecimentos escolares, no interior de processos formativos vivenciados por trabalhadores e trabalhadoras em/a partir de escolas da Amazônia, buscando entender como o fazer científico tem tratado, teórica e metodologicamente, essa temática, assim como tem se manifestada a integração nesses/a partir desses espaços de formação. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com base em autores que tematizam a perspectiva integrada, e em 07 dissertações que tomaram a integração saberes e conhecimentos como tema de pesquisa. As análises apontam que os estudos sobre a integração estão voltados para a escola e também para a realidade de trabalho dos sujeitos formados no interior de referenciais teórico-metodológicos marxistas. Em termos de integração e escola, há experiências disciplinares e posições políticas em seu interior, em prol de processos formativos integradores, ao lado de impossibilidades de integração, devido a dificuldades de infraestrutura e formação escolar voltadas para essa perspectiva formativa.

Biographie de l'auteur

Doriedson do Socorro Rodrigues, UFPA

Doutor em Educação (UFPA). Professor da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

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Publiée
2020-08-03