A INTEGRAÇÃO SABERES E CONHECIMENTOS ESCOLARES EM PROCESSOS FORMATIVOS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES EM/A PARTIR DO CONTEXTO AMAZÔNICO PARAENSE
Abstract
Discute-se a integração saberes e conhecimentos escolares, no interior de processos formativos vivenciados por trabalhadores e trabalhadoras em/a partir de escolas da Amazônia, buscando entender como o fazer científico tem tratado, teórica e metodologicamente, essa temática, assim como tem se manifestada a integração nesses/a partir desses espaços de formação. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com base em autores que tematizam a perspectiva integrada, e em 07 dissertações que tomaram a integração saberes e conhecimentos como tema de pesquisa. As análises apontam que os estudos sobre a integração estão voltados para a escola e também para a realidade de trabalho dos sujeitos formados no interior de referenciais teórico-metodológicos marxistas. Em termos de integração e escola, há experiências disciplinares e posições políticas em seu interior, em prol de processos formativos integradores, ao lado de impossibilidades de integração, devido a dificuldades de infraestrutura e formação escolar voltadas para essa perspectiva formativa.
References
ARAUJO, R. M. L; ARAUJO, Maria A. M. L; RODRIGUES, D. S. Formação de trabalhadores, educação, hegemonia e contra-hegemonia. In: SEIBT, C. L; OLIVEIRA, J. P. G; RODRIGUES, D. S. (Orgs.). Educação e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas. Cametá: CUNTINS, 2012.
ARAUJO. R. M. L. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 7).
______. Práticas Pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.
______; COSTA, A. M. R; SANTOS, M. T. Organização do Trabalho Pedagógico e Ensino Integrado. Revista Trabalho Necessário, ano 11, n. 17, 2013.
______; RODRIGUES, D. S. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho transvestido de novo frente ao efetivamente novo. In: _____; ______. Filosofia da Práxis e didática da educação profissional. Campinas: Autores Associados, 2011.
ARRUDA, M. A articulação Trabalho-Educação visando uma democracia integral. In: GOMES, C.M. et al. (Orgs.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2002.
ARROYO, M. G. O Direito do Trabalhador à Educação. In: GOMEZ, C. M. et al. (Orgs.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2002.
AVIZ, L. N. C. Juventude, Educação e Movimentos Sociais: relações entre conhecimentos escolares e saberes sociais de jovens de ensino médio no interior de uma escola de assentamento/PA. 2016. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, UFPA, Belém, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Coordenação Geral de Docentes da Educação Básica – CGDOC. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial - Manual Operativo. Brasília, 2014.
CASTRO, O. L. M. Integração/não-integração: o ensino médio integrado em relação com os mundos do trabalho e os saberes experienciais de egressos do curso de agropecuária do CIEBT/Cametá. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB, UFPA, Belém, 2020.
CHARLOT, B. Relação com saber. Formação de professores e globalização: questões para educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, M; FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
______, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: ______. Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez 2012.
DAMASCENO, Maria Nobre. O saber social e a construção da identidade. Contexto & Educação, ano 9, n.38, p.19-39, abr./jun.1995.
DURRIVE, L; SCHWARTZ, Y. Revisão Temática. Glossário da ergologia. Laboreal, v. IV, n. 1, p. 23-28, 2008.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: RAMOS, M; FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
______, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 2006.
______, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, C. M. et al. (Orgs.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2002.
FERREIRA, C. R. B. Práticas Educativas e Pedagógicas na Formação de jovens Trabalhadores: perspectivas para a integração entre os saberes sociais do trabalho e os conhecimentos escolares no ensino médio em São Francisco do Pará. 2019. 200f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB, UFPA, Belém, 2019.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1978.
GOÉS, H. V. F. O olhar do docente sobre a implementação/execução do curso técnico em nível médio em informática no CIEBT/Cametá: a integração prescrita e a integração materializada. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC, UFPA, Cametá, 2017.
GRZYBOWISKI, C. Esboço de uma alternativa para pensar a educação no meio rural. Contexto & Educação, ano 1, n. 4, out./dez. 1986.
HELLER, A. O cotidiano e a história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
MARX, K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2007.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. O ensino médio integrado no Pará como política pública. SOUZA, A. M. N; ARAUJO, R. M. L; TEODORO, E. G. (Orgs). Belém: SEDUC, 2009.
PEREIRA, D. C. Processos de formação profissional e a relação prescrito e renormatizado: um estudo com os egressos do curso Técnico de Alimentação Escolar/PROEJA - Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins-Cametá-PA. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC, UFPA, Cametá, 2019.
PISTRAK, M.M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M; RAMOS, M (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
______. Práxis e Pragmatismo: referências contrapostas dos saberes profissionais. In: SÁ, M. R. G. B; FARTES, V. L. B. (Orgs.). Currículo, formação e saberes profissionais: a (re) valorização epistemológica da Experiência. Salvador: EDUFBA, 2010.
______; CARIA, T. H. L. Uma proposta de releitura do trabalho em Saúde no Brasil inspirada na experiência de Portugal. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, 2020.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política!. Campinas: Autores Associados, 1999.
SILVA, K. C. R Integração e fragmentação dos processos formativos na conjuntura de implantação do Sistema Modular de Ensino Médio em um contexto amazônico. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB, UFPA, Belém, 2018.
SILVA, V. C Trabalho, Formação e Produção de Saberes investidos/desinvestidos: a avaliação no trabalho docente de egressos do Curso de Pedagogia do PARFOR UFPA-Cametá, PA. 2019. 244f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TIRIBA, L; MAGALHÃES, L. D. R. Introdução: Experiência – o termo ausente?. In: ______. (Orgs.). Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
VIEIRA JUNIOR, P. R; SANTOS, E. H. A gênese da perspectiva ergológica: cenário de construção e conceitos derivados. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, p. 83-100, jan./abr. 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).