PERCEPÇÕES DAS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO TOCANTINS

Palavras-chave: Ensino Médio Integral. Protagonismo Juvenil. Escola. Contemporaneidade. Juventudes.

Resumo

Este artigo é um recorte de Dissertação do Mestrado, cuja pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola de tempo integral, em Miracema-TO. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, levantamos dados gerais por meio de questionário; na segunda, ouvimos, em grupo focal, seis respondentes do questionário. O objetivo foi identificar a percepção dos estudantes sobre o ensino e sua relação com projeto de protagonismo juvenil. Percebemos que os estudantes acham que o Ensino Médio de Tempo Integral é melhor do que a modalidade regular. Entretanto, identificam limitações em termos da estrutura oferecida e na formação de professores. Quanto ao protagonismo juvenil, sentem-se um pouco atuantes, mas demonstram um descompasso entre o que se define na proposta e a realidade. Conclui-se que há muito a avançar no sentido de melhorar tais propostas, pois, além de pouco discutidas, a implementação depende de estrutura, preparo e adequação às realidades específicas.

Biografia do Autor

Rita de Cássea Coronheira Silva, SEMED - TO

Mestre em Educação (UFT). Professora da Rede Municipal de Educação. Técnica da Secretária Municipal de Educação (SEMED) Miracema - TO.

Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (PUC-GO). Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professora do Curso de Jornalismo (UFT).

Referências

BRASIL - Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2019.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 02 de maio de 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. 2. Ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edição Câmara, 2015. Disponível em: http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/20204. Acesso em: 23 de agosto de 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 de julho de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo lança Novo Ensino Médio, com Escolas em Tempo Integral e nova proposta curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/39571-proposta-preve-flexibilizacao-e-r-1-5-bilhao-em-investimentos-em-escolas-de-tempo-integral. Acesso em: 12 de abril de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/55951-politica-de-fomento-a-implementacao-de-escolas-de-ensino-medio-em-tempo-integral-emti. Acesso em: 11 de abril de 2019.

BRASIL. Portaria nº 727, de 13 de junho de 2017. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 Ministério da Educação Gabinete do Ministro DOU de 14/06/2017 (nº 113, Seção 1, pág. 9), Brasília, 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74121-portaria727-2017-emti-pdf/file. Acesso em: 06 de setembro de 2019.

COSTA, A.C.G. A presença da Pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa. 2ª Ed. São Paulo: Global: Instituto Ayrton Sena, 2001.

________. Programa cuidar: educação para valores. Instituto Souza Cruz, 2002. 205p.

CUNHA, L. A. Ensino médio: atalho para o passado. Educ. Soc. Campinas, v. 38, nº 139, 2017.

DAYRELL, J. Jovens olhares sobre a escola do ensino médio. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 31, n. 84, 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 12 de janeiro de 2018.

_________. CARRANO, Maria Carla. Juventude, socialização e transição para a vida adulta. In: GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin; SOUSA, Sÿnia M. Gomes (Org.). Juventude e contemporaneidade desafios e perspectivas. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos; Goiânia: Ed. UCG; Cânone Editorial, 2009.

FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, São Paulo, vol.32 n.93, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142018000200025. Acesso em 19 de julho de 2019.

GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber. Livro, 2005.

MAFFESOLI, Michel. O instante eterno. O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.

_________. Tribalismo pós-moderno: Da identidade às identificações. Ciências Sociais Unisinos. Vol. 43, n.1, jan/abr, 2008. PDF.

MIRACEMA DO TOCANTINS. Plano de Ação CEM. Dona Filomena Moreira de Paula, 2017. Miracema do Tocantins.

________. Plano de Ação CEM. Dona Filomena Moreira de Paula, 2018. Miracema do Tocantins.

PROTAGONISMO In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7 Graus, 2018. Disponível em: http://www.dicio.com.br/juventude/. Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

SILVA, Rita de Cássea Coronheira Silva. Juventudes e Ensino Médio: a percepção de estudantes de Miracema do Tocantins. / Rita de Cássea Coronheira Silva – Palmas, TO, 2019. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional). Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Palmas – Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Educação, 2019.

TOCANTINS. Guia de Orientações para a Execução do Programa de Fomento das Escolas Jovem em Ação, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/66666666kk/Downloads/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Iniciais%20Escolas%20Jovem%20em%20A%C3%A7%C3%A3o%20(1).pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2019.

TOCANTINS. SEDUC. Plano de Ação, 2019. Palmas. Disponível em http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/PLANO-DE-AÇÃO-2019.pdf. Acesso em: 01 de agosto de 2019.

TOCANTINS. Orientações e perfil para lotação dos componentes curriculares da parte diversificada da estrutura curricular escolas de fomento à implementação de escolas em tempo integral. Disponível em: file:///C:/Users/Rita/Desktop/PESQUISA%202019/I%20CAPITULO/ORIENTA%C3%87%C3%95ES%20OPERACIONAIS%20%20ESCOLAS%20DE%20ENSINO%20M%C3%89DIO%20EM%20TEMPO%20INTEGRAL.pdf. Acessado em 10 de agosto de 2019.

ZACARIOTTI, Marluce. (In)visibilidade das juventudes pós-modernas: trilhas estéticas na cibercultura/ Marluce Zacriotti. - 1. ed. – Curitiba, PR: CRV, 2017.

Publicado
2020-08-03