PERCEPÇÕES DAS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO TOCANTINS
Abstract
Este artigo é um recorte de Dissertação do Mestrado, cuja pesquisa foi realizada com estudantes de uma escola de tempo integral, em Miracema-TO. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, levantamos dados gerais por meio de questionário; na segunda, ouvimos, em grupo focal, seis respondentes do questionário. O objetivo foi identificar a percepção dos estudantes sobre o ensino e sua relação com projeto de protagonismo juvenil. Percebemos que os estudantes acham que o Ensino Médio de Tempo Integral é melhor do que a modalidade regular. Entretanto, identificam limitações em termos da estrutura oferecida e na formação de professores. Quanto ao protagonismo juvenil, sentem-se um pouco atuantes, mas demonstram um descompasso entre o que se define na proposta e a realidade. Conclui-se que há muito a avançar no sentido de melhorar tais propostas, pois, além de pouco discutidas, a implementação depende de estrutura, preparo e adequação às realidades específicas.
References
BRASIL - Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2019.
BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 02 de maio de 2019.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. 2. Ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edição Câmara, 2015. Disponível em: http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/20204. Acesso em: 23 de agosto de 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 de julho de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo lança Novo Ensino Médio, com Escolas em Tempo Integral e nova proposta curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/39571-proposta-preve-flexibilizacao-e-r-1-5-bilhao-em-investimentos-em-escolas-de-tempo-integral. Acesso em: 12 de abril de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/55951-politica-de-fomento-a-implementacao-de-escolas-de-ensino-medio-em-tempo-integral-emti. Acesso em: 11 de abril de 2019.
BRASIL. Portaria nº 727, de 13 de junho de 2017. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 Ministério da Educação Gabinete do Ministro DOU de 14/06/2017 (nº 113, Seção 1, pág. 9), Brasília, 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74121-portaria727-2017-emti-pdf/file. Acesso em: 06 de setembro de 2019.
COSTA, A.C.G. A presença da Pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa. 2ª Ed. São Paulo: Global: Instituto Ayrton Sena, 2001.
________. Programa cuidar: educação para valores. Instituto Souza Cruz, 2002. 205p.
CUNHA, L. A. Ensino médio: atalho para o passado. Educ. Soc. Campinas, v. 38, nº 139, 2017.
DAYRELL, J. Jovens olhares sobre a escola do ensino médio. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 31, n. 84, 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 12 de janeiro de 2018.
_________. CARRANO, Maria Carla. Juventude, socialização e transição para a vida adulta. In: GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin; SOUSA, Sÿnia M. Gomes (Org.). Juventude e contemporaneidade desafios e perspectivas. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos; Goiânia: Ed. UCG; Cânone Editorial, 2009.
FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, São Paulo, vol.32 n.93, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142018000200025. Acesso em 19 de julho de 2019.
GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber. Livro, 2005.
MAFFESOLI, Michel. O instante eterno. O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
_________. Tribalismo pós-moderno: Da identidade às identificações. Ciências Sociais Unisinos. Vol. 43, n.1, jan/abr, 2008. PDF.
MIRACEMA DO TOCANTINS. Plano de Ação CEM. Dona Filomena Moreira de Paula, 2017. Miracema do Tocantins.
________. Plano de Ação CEM. Dona Filomena Moreira de Paula, 2018. Miracema do Tocantins.
PROTAGONISMO In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7 Graus, 2018. Disponível em: http://www.dicio.com.br/juventude/. Acesso em: 15 de janeiro de 2019.
SILVA, Rita de Cássea Coronheira Silva. Juventudes e Ensino Médio: a percepção de estudantes de Miracema do Tocantins. / Rita de Cássea Coronheira Silva – Palmas, TO, 2019. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional). Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Palmas – Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Educação, 2019.
TOCANTINS. Guia de Orientações para a Execução do Programa de Fomento das Escolas Jovem em Ação, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/66666666kk/Downloads/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Iniciais%20Escolas%20Jovem%20em%20A%C3%A7%C3%A3o%20(1).pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2019.
TOCANTINS. SEDUC. Plano de Ação, 2019. Palmas. Disponível em http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/PLANO-DE-AÇÃO-2019.pdf. Acesso em: 01 de agosto de 2019.
TOCANTINS. Orientações e perfil para lotação dos componentes curriculares da parte diversificada da estrutura curricular escolas de fomento à implementação de escolas em tempo integral. Disponível em: file:///C:/Users/Rita/Desktop/PESQUISA%202019/I%20CAPITULO/ORIENTA%C3%87%C3%95ES%20OPERACIONAIS%20%20ESCOLAS%20DE%20ENSINO%20M%C3%89DIO%20EM%20TEMPO%20INTEGRAL.pdf. Acessado em 10 de agosto de 2019.
ZACARIOTTI, Marluce. (In)visibilidade das juventudes pós-modernas: trilhas estéticas na cibercultura/ Marluce Zacriotti. - 1. ed. – Curitiba, PR: CRV, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).