LAZER, SOCIEDADE E ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Résumé

Este relato de experiência tem como objetivo discutir sobre os direitos sociais do lazer e sobre o tempo dedicado a ele no cotidiano de estudantes, baseado em experiências pedagógicas realizadas em aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional para Jovens e Adultos (PROEJA), em uma Instituição Federal de Ensino no Rio de Janeiro. A questão norteadora foi: é possível dialogar com o lazer na escola, a fim de que os estudantes compreendam e valorizem essa prática em seus cotidianos? A temática foi abordada no primeiro semestre letivo de 2019, com aproximadamente 150 estudantes, a partir de atividades pedagógicas denominadas: colônia de férias na escola; apresentando o lazer no meu bairro; lazer e as interfaces com a saúde e a sociedade. Os resultados mostraram que as metodologias ativas desafiaram alunos e professores em busca de ações pedagógicas cooperativas sobre o conteúdo proposto nas diferentes etapas da Educação Básica. Conclui-se que as experiências realizadas apontaram caminhos para compreender o lazer e a qualidade de vida, com vivências (re)significadas dentro do contexto escolar, indo de encontro a preocupação com a “desescolarização” da Educação Física.

Bibliographies de l'auteur

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II - Câmpus Engenho Novo II

Doutora em Educação Física, Colégio Pedro II, Câmpus Engenho Novo II.

Cintia de Assis Ricardo da Silva, Colégio Pedro II - Câmpus Realengo I

Mestre em Educação, Colégio Pedro II, Câmpus Realengo I.

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II - Câmpus Engenho Novo II

Doutora em Educação, Colégio Pedro II, Câmpus Engenho Novo II.

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Publiée
2020-06-23