LAZER, SOCIEDADE E ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
Este relato de experiência tem como objetivo discutir sobre os direitos sociais do lazer e sobre o tempo dedicado a ele no cotidiano de estudantes, baseado em experiências pedagógicas realizadas em aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental, para o Ensino Médio e para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional para Jovens e Adultos (PROEJA), em uma Instituição Federal de Ensino no Rio de Janeiro. A questão norteadora foi: é possível dialogar com o lazer na escola, a fim de que os estudantes compreendam e valorizem essa prática em seus cotidianos? A temática foi abordada no primeiro semestre letivo de 2019, com aproximadamente 150 estudantes, a partir de atividades pedagógicas denominadas: colônia de férias na escola; apresentando o lazer no meu bairro; lazer e as interfaces com a saúde e a sociedade. Os resultados mostraram que as metodologias ativas desafiaram alunos e professores em busca de ações pedagógicas cooperativas sobre o conteúdo proposto nas diferentes etapas da Educação Básica. Conclui-se que as experiências realizadas apontaram caminhos para compreender o lazer e a qualidade de vida, com vivências (re)significadas dentro do contexto escolar, indo de encontro a preocupação com a “desescolarização” da Educação Física.
References
ALVES, N. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BORGES, T. S.; ALENCAR G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143, ISSN 22377719. Acesso em 21 nov. 2019.
BRASIL. Projeto Político Pedagógico Institucional. Colégio Pedro II. 2018.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 1999. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano, 1. Artes de fazer, tradução de Epharain Ferreira Alves Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CONCEIÇÃO, V. M. da; SOUZA, L. K. de. Lazer, Educação Física e Adolescência. Revista Licere, v. 18, n. 2, 2015, pp. 193-220.
DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
MELLO, S. A. Contribuições de Vigotski para a Educação Infantil. In: MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (Orgs.). Vygotsky e a Escola Atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.
OPAS/OMS. Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre Cuidados Primários em Saúde. 1978.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2a ed. Campinas: Papirus, 1997.
RESENDE, H. G. Reflexões sobre algumas contradições da educação física no âmbito da escola pública e alguns caminhos didático-pedagógicos na perspectiva da cultura corporal. Movimento, v. 1, n. 1, 1994, pp. 20-28.
ROCHA, H. M.; LEMOS, W. de M. Metodologias ativas: do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. In: IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicações: SIMPED. Rio de Janeiro: Fapesp, 2014. p. 1-12.
ROCHA, M. A.; SOUZA, K. de. A visão das crianças sobre o lazer. Revista Licere, v. 15, n. 4, 2012, pp. 1-22.
SCHNEIDER, O.; BUENO, J. G. S. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 23-46, dez. 2007.
SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. de L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013.
SILVA, A. P. da et al. Educação em saúde: perspectivas interdisciplinares. In: SILVA, K. R. X. da; AMPARO, F. V. da S. do. Criatividade e Interdisciplinaridade: Desafios, Possibilidade e Práticas na Educação Básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Pedro & João Editores, 2017. p. 59-70.
SILVA, T. P.; SILVA, C. L. da. Lazer e Educação Física Escolar: Produção acadêmica no período de 2003 a 2012. Revista Licere, v. 17, n.4, 2014, pp. 162-197.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).