OS CAMINHOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL: O QUE TEMOS EM COMUM?
Résumé
Este texto trata da Pedagogia da Alternância no Brasil. Objetiva analisar e discutir as experimentações da Pedagogia da Alternância no Brasil e França, como parte de uma cooperação internacional entre duas universidades desses países. Este estudo tem caráter bibliográfico, constituindo-se parte inicial da pesquisa em curso e se deteve à experiência da Alternância no Brasil e seus caminhos traçados. Apontamos como hipótese de que a Pedagogia da Alternância no Brasil é uma proposta contra hegemônica, que se revela em quatro aspectos: na organização das escolas por meio da Alternância como fruto do processo da luta de classes; no fortalecimento de identidade de classe em oposição a todas as forças oligárquicas e do capital presente no campo; na defesa de um projeto de desenvolvimento com base na agroecologia e na agricultura familiar; e no processo pedagógico da alternância que possibilita a integração de saberes.
Références
BEZERRA NETO, Luiz. Educação Rural no Brasil: do ruralismo pedagógico por uma educação do campo. 1ª edição. Editora: Navegando. Uberlândia, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CEB. Parecer n.º 1, de 1º de fevereiro de 2006, Brasília, 2006.
______. Lei n.º 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção de um projeto político pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M.C; JESUS, S.M.S.A de. Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília-DF: Articulação Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”, 2004. Coleção por uma Educação do Campo, nº. 5.
CABRITO. Belmiro, Gil. Formação em alternância: conceitos e práticas. Lisboa: EDUCA, 1994.
CHARTIER, Daniel. Naissance d'une Pedagogie de L'alternance. UNMFREO, 1978.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GRAMSCI, Antônio. A Concepção Dialética da História. 9. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991.
GRAMSCI, Antônio. Quaderni del carcere vols. I, II, III, IV. A cura di Valentino Gerratana, Einaudi Editore, 1975.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUTIÈRREZ. Gustavo. Teologia da Libertação. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1975.
MAGALHÃES, B.A.C.S. Educação do Campo, poder local e políticas públicas: a casa familiar rural de Gurupá-Pa, uma construção permanente; orientadora, Ney Cristina Monteiro de Oliveira. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2009.
NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil/Paolo Nosella. Vitória: EDUFES, 2012.
NOSELLA, P. Gramsci Professor Político. Filosofia Italiana, v. 1, p. 129-147, 2017.
SILVA, Lourdes Helena. As Experiências de formação de jovens do campo: Alternância ou Alternâncias? Curitiba. Editora CRV, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).