OS CAMINHOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL: O QUE TEMOS EM COMUM?
Abstract
Este texto trata da Pedagogia da Alternância no Brasil. Objetiva analisar e discutir as experimentações da Pedagogia da Alternância no Brasil e França, como parte de uma cooperação internacional entre duas universidades desses países. Este estudo tem caráter bibliográfico, constituindo-se parte inicial da pesquisa em curso e se deteve à experiência da Alternância no Brasil e seus caminhos traçados. Apontamos como hipótese de que a Pedagogia da Alternância no Brasil é uma proposta contra hegemônica, que se revela em quatro aspectos: na organização das escolas por meio da Alternância como fruto do processo da luta de classes; no fortalecimento de identidade de classe em oposição a todas as forças oligárquicas e do capital presente no campo; na defesa de um projeto de desenvolvimento com base na agroecologia e na agricultura familiar; e no processo pedagógico da alternância que possibilita a integração de saberes.
References
BEZERRA NETO, Luiz. Educação Rural no Brasil: do ruralismo pedagógico por uma educação do campo. 1ª edição. Editora: Navegando. Uberlândia, 2016.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CEB. Parecer n.º 1, de 1º de fevereiro de 2006, Brasília, 2006.
______. Lei n.º 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção de um projeto político pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M.C; JESUS, S.M.S.A de. Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília-DF: Articulação Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”, 2004. Coleção por uma Educação do Campo, nº. 5.
CABRITO. Belmiro, Gil. Formação em alternância: conceitos e práticas. Lisboa: EDUCA, 1994.
CHARTIER, Daniel. Naissance d'une Pedagogie de L'alternance. UNMFREO, 1978.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GRAMSCI, Antônio. A Concepção Dialética da História. 9. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991.
GRAMSCI, Antônio. Quaderni del carcere vols. I, II, III, IV. A cura di Valentino Gerratana, Einaudi Editore, 1975.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUTIÈRREZ. Gustavo. Teologia da Libertação. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 1975.
MAGALHÃES, B.A.C.S. Educação do Campo, poder local e políticas públicas: a casa familiar rural de Gurupá-Pa, uma construção permanente; orientadora, Ney Cristina Monteiro de Oliveira. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2009.
NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil/Paolo Nosella. Vitória: EDUFES, 2012.
NOSELLA, P. Gramsci Professor Político. Filosofia Italiana, v. 1, p. 129-147, 2017.
SILVA, Lourdes Helena. As Experiências de formação de jovens do campo: Alternância ou Alternâncias? Curitiba. Editora CRV, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).