OS CAMINHOS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL: O QUE TEMOS EM COMUM?

Resumen

Este texto trata da Pedagogia da Alternância no Brasil. Objetiva analisar e discutir as experimentações da Pedagogia da Alternância no Brasil e França, como parte de uma cooperação internacional entre duas universidades desses países. Este estudo tem caráter bibliográfico, constituindo-se parte inicial da pesquisa em curso e se deteve à experiência da Alternância no Brasil e seus caminhos traçados. Apontamos como hipótese de que a Pedagogia da Alternância no Brasil é uma proposta contra hegemônica, que se revela em quatro aspectos: na organização das escolas por meio da Alternância como fruto do processo da luta de classes; no fortalecimento de identidade de classe em oposição a todas as forças oligárquicas e do capital presente no campo; na defesa de um projeto de desenvolvimento com base na agroecologia e na agricultura familiar; e no processo pedagógico da alternância que possibilita a integração de saberes.

Biografía del autor/a

Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães, UFPA

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Geografia e Cartografia (IFCH-UFPA) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFPA).

Luciane Teixeira da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas a Escola de Gramsci – (UFScar).

Citas

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Publicado
2020-08-03