FORMAÇÃO INTEGRAL MEDIADA PELA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIENCIA EDUCATIVA DA CFR/GURUPÁ/PA

Palavras-chave: Educação Profissional. Ensino Médio. Casa Familiar Rural.

Resumo

Trata sobre a experiência educativa da Casa Familiar Rural de Gurupá/PA mediada pela Pedagogia da Alternância. Analisa as potencialidades e os limites dessa experiência na perspectiva da formação integral. O referencial teórico-metodológico da perspectiva histórico-dialética baliza o estudo, a pesquisa de campo com entrevista semiestruturada e documental. Os resultados apontam que essa experiência é pautada numa perspectiva da formação humana integral norteada pelos pilares formativos da Pedagogia da Alternância, considerando o tempo escola e o tempo comunidade, numa integração entre os saberes da escola, da família e da comunidade. Conclui que se trata de uma experiência educativa no contexto do capital, o que limita a formação integral na perspectiva omnilateral em sua essência. Entretanto, não pode ser negado que essa experiência guarda possibilidades de proporcionar a formação do homem do campo “no”, “pelo” e “para” o trabalho.

Biografia do Autor

Ana Maria Raiol da Costa , Secretaria Estadual de Educação do Pará/Brasil

Docente na Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC/PA); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (2019).

Gilmar Pereira da Silva, UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Professor Associado IV no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura/PPGEDUC, Campus Cametá/UFPA.

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Publicado
2020-08-03