FORMAÇÃO INTEGRAL MEDIADA PELA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIENCIA EDUCATIVA DA CFR/GURUPÁ/PA

Resumen

Trata sobre a experiência educativa da Casa Familiar Rural de Gurupá/PA mediada pela Pedagogia da Alternância. Analisa as potencialidades e os limites dessa experiência na perspectiva da formação integral. O referencial teórico-metodológico da perspectiva histórico-dialética baliza o estudo, a pesquisa de campo com entrevista semiestruturada e documental. Os resultados apontam que essa experiência é pautada numa perspectiva da formação humana integral norteada pelos pilares formativos da Pedagogia da Alternância, considerando o tempo escola e o tempo comunidade, numa integração entre os saberes da escola, da família e da comunidade. Conclui que se trata de uma experiência educativa no contexto do capital, o que limita a formação integral na perspectiva omnilateral em sua essência. Entretanto, não pode ser negado que essa experiência guarda possibilidades de proporcionar a formação do homem do campo “no”, “pelo” e “para” o trabalho.

Biografía del autor/a

Ana Maria Raiol da Costa , Secretaria Estadual de Educação do Pará/Brasil

Docente na Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC/PA); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (2019).

Gilmar Pereira da Silva, UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Professor Associado IV no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura/PPGEDUC, Campus Cametá/UFPA.

Citas

ANTUNES, L. C. MASSUCATO, N & BERNARTT, M. de L. A Pedagogia da Alternância no contexto mundial: educação do campo para a formação do jovem rural. Florianópolis: X ANPED SUL, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1673-0.pdf. Acesso em: 12 mar. de 2018.

AMARAL, Ana P. do. A Pedagogia da Alternância como Práxis Educativa na Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO: limites e potencialidades. Dissertação: UEMT Cáceres, 2013.

ASSOCIAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ. Estatuto da Associação da Casa Familiar Rural do município de Gurupá. Gurupá, 1998.

CALDART, Roseli. S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G. CALDART. R. S. MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. 5ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. & RAMOS, Marise. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições.2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GARGIA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte, MG: O Lutador, 2010.

GIMONET, Jean-Cloud. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFAS. Petrópolis, RJ. Vozes, Paris: AIMFR, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/amazonialegal.shtm?c=2> Acesso em: 04/05/2016.

JAPIASSÚ, H. e MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 5. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KUENZER, Acácia Zeneida (Org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.

MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luiz Bonaparte [tradução e notas Nélio Scheider; prólogo Herbert Marcuse. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Marx e Engels).

MENEZES, Rachel. R. As Escolas Comunitárias Rurais no Município de Jaguaré: um estudo sobre a expansão da pedagogia da alternância no estado do Espírito Santo/Brasil. Dissertação: UFES, 2013.

MESZAROS, István. A Crise estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

MOURA, Dante Henrique. FILHO, Domingos Leite Lima. SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In:Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 63. Rio de Janeiro: ANPED, 2015.

NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória, Edufes, 2013.

RAMOS, Marise. Concepção de Ensino Médio Integrado. In: ARAUJO, R. M. L, PORTO, A. M. N de S & TEODORO, E. G. (Orgs.). O Ensino Médio Integrado no Pará como Política Pública. Belém: SEDUC, 2009.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios. São Paulo: Expressão popular, 2013.

SAVIANI, Dermeval. O paradoxo da educação escolar: análise crítica das expectativas contraditórias depositadas na escola. In: SAVIANI, D. O Lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. P. 85-100.

SENHORATI, Fabiana. As Casas Familiares Rurais e a continuidade do processo formativo dos alunos egressos. Dissertação: UNIOESTE, 2015.

TIRIBA, L& FISCHER, M. C. B. Produção Associada e Autogestão. Política Educacional e Educação do Campo. In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro. Escola Politécnica de Saúde Joaquim José Venâncio: Expressão Popular, 2012.

THOMPSON, Edward P. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. São Paulo. Instituto Lukács, 2012.

VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto político- pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

ZONTA, Elisandra M. A Influência da Pedagogia da Alternância no Processo Emancipatório dos Jovens Agricultores Familiares. Dissertação: URI, 2014.

ZORTEA, Cleber R. O papel dos Centros Familiares de Formação por Alternância – CEFAS e da Pedagogia da alternância no Desenvolvimento do Meio Rural. Dissertação: URI, 2014.

Publicado
2020-08-03