FORMAÇÃO INTEGRAL MEDIADA PELA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A EXPERIENCIA EDUCATIVA DA CFR/GURUPÁ/PA
Abstract
Trata sobre a experiência educativa da Casa Familiar Rural de Gurupá/PA mediada pela Pedagogia da Alternância. Analisa as potencialidades e os limites dessa experiência na perspectiva da formação integral. O referencial teórico-metodológico da perspectiva histórico-dialética baliza o estudo, a pesquisa de campo com entrevista semiestruturada e documental. Os resultados apontam que essa experiência é pautada numa perspectiva da formação humana integral norteada pelos pilares formativos da Pedagogia da Alternância, considerando o tempo escola e o tempo comunidade, numa integração entre os saberes da escola, da família e da comunidade. Conclui que se trata de uma experiência educativa no contexto do capital, o que limita a formação integral na perspectiva omnilateral em sua essência. Entretanto, não pode ser negado que essa experiência guarda possibilidades de proporcionar a formação do homem do campo “no”, “pelo” e “para” o trabalho.
References
ANTUNES, L. C. MASSUCATO, N & BERNARTT, M. de L. A Pedagogia da Alternância no contexto mundial: educação do campo para a formação do jovem rural. Florianópolis: X ANPED SUL, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1673-0.pdf. Acesso em: 12 mar. de 2018.
AMARAL, Ana P. do. A Pedagogia da Alternância como Práxis Educativa na Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO: limites e potencialidades. Dissertação: UEMT Cáceres, 2013.
ASSOCIAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ. Estatuto da Associação da Casa Familiar Rural do município de Gurupá. Gurupá, 1998.
CALDART, Roseli. S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G. CALDART. R. S. MOLINA, M. C. Por uma Educação do Campo. 5ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.
FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. & RAMOS, Marise. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições.2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
GARGIA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte, MG: O Lutador, 2010.
GIMONET, Jean-Cloud. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFAS. Petrópolis, RJ. Vozes, Paris: AIMFR, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/amazonialegal.shtm?c=2> Acesso em: 04/05/2016.
JAPIASSÚ, H. e MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 5. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KUENZER, Acácia Zeneida (Org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luiz Bonaparte [tradução e notas Nélio Scheider; prólogo Herbert Marcuse. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Marx e Engels).
MENEZES, Rachel. R. As Escolas Comunitárias Rurais no Município de Jaguaré: um estudo sobre a expansão da pedagogia da alternância no estado do Espírito Santo/Brasil. Dissertação: UFES, 2013.
MESZAROS, István. A Crise estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
MOURA, Dante Henrique. FILHO, Domingos Leite Lima. SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In:Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 63. Rio de Janeiro: ANPED, 2015.
NOSELLA, Paolo. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória, Edufes, 2013.
RAMOS, Marise. Concepção de Ensino Médio Integrado. In: ARAUJO, R. M. L, PORTO, A. M. N de S & TEODORO, E. G. (Orgs.). O Ensino Médio Integrado no Pará como Política Pública. Belém: SEDUC, 2009.
RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios. São Paulo: Expressão popular, 2013.
SAVIANI, Dermeval. O paradoxo da educação escolar: análise crítica das expectativas contraditórias depositadas na escola. In: SAVIANI, D. O Lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. P. 85-100.
SENHORATI, Fabiana. As Casas Familiares Rurais e a continuidade do processo formativo dos alunos egressos. Dissertação: UNIOESTE, 2015.
TIRIBA, L& FISCHER, M. C. B. Produção Associada e Autogestão. Política Educacional e Educação do Campo. In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro. Escola Politécnica de Saúde Joaquim José Venâncio: Expressão Popular, 2012.
THOMPSON, Edward P. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TONET, Ivo. Educação contra o capital. São Paulo. Instituto Lukács, 2012.
VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto político- pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
ZONTA, Elisandra M. A Influência da Pedagogia da Alternância no Processo Emancipatório dos Jovens Agricultores Familiares. Dissertação: URI, 2014.
ZORTEA, Cleber R. O papel dos Centros Familiares de Formação por Alternância – CEFAS e da Pedagogia da alternância no Desenvolvimento do Meio Rural. Dissertação: URI, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).