ALGUNS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ

Résumé

Este artigo busca pensar um pouco sobre a escolarização dos indígenas no Brasil atual, principalmente na em relação aos Krahô, no estado do Tocantins, região da Amazônia Legal. Este trabalho trata-se de uma pesquisa teórica de cunho qualitativo e realizada por meio de revisão bibliográfica, complementada com algumas de nossas observações em uma aldeia Krahô. Os resultados revelam a necessidade de se pensar uma escola indígena com um Projeto Político Pedagógico próprio, que respeite um calendário e um currículo diferenciado para cada povo indígena, contemplando as particularidades linguísticas e culturais de cada etnia e suas questões culturais, espaciais e sociais.

Bibliographies de l'auteur

Jane Guimarães Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL, pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora da FACIT (Araguaína) e da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína.

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden (Países Baixos), Pós-doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína, atuando no Curso de Letras, PPGL e PPGDire.

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Publiée
2020-10-07
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Artigos