ALGUNS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ
Abstract
References
ALBUQUERQUE, F. E. Contribuição da Fonologia ao Processo de Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal Fluminense. Niterói: 2007.
ALBUQUERQUE, F. E. Contato dos índios Apinayé de riachinho e Bonito Com o português: Aspectos da situação sociolinguística. (Dissertação de Mestrado) Orientador: Silvia Lucia B. Braggio. Universidade Federal de Goiás- UFG, 1999.
ALBUQUERQUE, F. E. Português Intercultural. Fortaleza – CE, Printicolor, 2008.
ÂNGELO, F. N. P. A Educação Escolar Indígena e a Diversidade Cultural no Brasil. In: Cadernos de Educação Escolar Indígena — 3o. Grau Indígena. N. 01, Vol.01. Barra do Bugres: Unemat, p. 34-40, 2002.
BRASIL. Lei Ordinária Nº 6001, de 19 De Dezembro De 1973. Cria o Estatuto do Índio, Brasília, DF: 1973.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Indígena. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. CANDAU, V. M. (Org). Multiculturalismo Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 7ª Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.
COHN, C. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 485-515, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9804. Acesso em: 12 mai. 2019.
CUNHA, R. B. Educar. Curitiba. Editora UFPR, n. 32, p. 143-159 2008.
GIRALDIN, O. Indigenous School Education and specific teaching-learning processes: reflections based on particular cases of the Jê tribe. Revista Brasileira de Linguistica Antropológica, 2010. Vol. 2, número 2, p. 265-284.
GRUPIONI, L. D. B. Olhar longe, porque o futuro é longe: Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
JESUS, N. do C. Formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada. (Tese de Doutorado) Pontifica Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP, 2007.
MAHER, T. M. O Ensino De Língua Portuguesa Nas Escolas Indígenas. Em Aberto. Brasília, ano 14, n.63, jul./set. 1994.
MAHER, T. M. A criança indígena: do falar materno ao falar emprestado. IN: FARIA, A.L.G. e MELLO, S. (orgs). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas: Autores Associados, 2005. p.75-108.
MELATTI, J. C. Ritos de Uma Tribo Timbira. São Paulo: Ática, 1978.
MELIÁ, B. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes. ano XIX, nº 49, Dezembro/1999.
MONSERRAT, R. M. F. Política e planejamento linguístico nas sociedades indígenas do Brasil hoje: o espaço e o futuro das línguas indígenas. In GRUPIONI, Luis Donizete Benzi. Formação de Professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC/SECAD, 2006.
NETTO, W. F. “Da língua que se tem a língua que se quer”: a educação escolar indígena e sua língua de realização. Em aberto. Brasília, ano 14, n.63, jul./set.1994.
NUNES, J. H. Dicionários no Brasil: Análise e História do século XVI ao XIX. Campinas: Pontes Editores, 2006.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção nº 107, de 24 de junho de 1957. Cria medidas para a proteção das Populações Indígenas. Genebra:1957
PEREIRA, V. M. A Cultura na Escola ou a Escolarização da Cultura? Um olhar sobre as práticas culturais dos índios Xacriabá. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte Faculdade de Educação – UFMG.2003.
RODRIGUES, W. A instituição escolar e a valorização cultural das minorias. Revista TECER. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. V. 10, N. 19, 2017, p. 91-100. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/tec/article/view/1402/894. Acesso em 11 mar. 2020.
TONIAZZO, S. L. L. Projeto tucum e formação de professores bororo em meruri. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco-MS, 2002.
TEIXEIRA, R. F. As Línguas Indígenas no Brasil. In: LOPES DA SILVA, A. GRUPIONI, L. D. B. (Org). A Temática Indígena na Escola Novos Subsídios para Professores de 1º. E 2º. Graus. MEC/MARI; UNESCO, 1998.
VALENTINI, A. de A. Histórico da Educação Escolar Indígena. Perspectivas em Educação. Revista de Pedagogia Perspectivas em Educação. Edição nº 7 – Ano 03, 2009.
TEIXEIRA, Raquel F. As Línguas Indígenas no Brasil. In: LOPES DA SILVA, A. GRUPIONI, L. D. B. (Org). A Temática Indígena na Escola Novos Subsídios para Professores de 1º. E 2º. Graus. MEC/MARI; UNESCO, 1998.
VALENTINI, Aline de Alcântara. Histórico da Educação Escolar Indígena. Perspectivas em Educação. Revista de Pedagogia Perspectivas em Educação. Edição nº 7 – Ano 03, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).