REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: O QUE DIZ A BIBLIOGRAFIA ACADÊMICA BRASILEIRA?

Résumé

Grande parte da população global utiliza a Internet como uma ferramenta significativa para auxiliar procedimentos diversos do dia a dia, e esse tipo de acesso tem se estendido não só às necessidades de adultos e adolescentes, mas também se aplicado com intensidade ao público infantil. Sendo assim, torna-se necessária a busca efetiva sobre as interações entre as crianças com o mundo digital, o mundo da internet. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que buscou investigar os processos da inserção da internet na infância, mais especificadamente entre crianças com idade de 5 a 10 anos, buscando contribuições acadêmicas para sistematizar os benefícios e adversidades do uso feito pelas crianças, apontando aspectos como a mediação parental e escolar. Para isso, o estudo segue uma abordagem de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Por fim, os artigos reunidos permitiram a identificação de como a internet pode iniciar na vida criança, bem como compreender como as mediações da escola e dos pais e responsáveis são importantes na prevenção de possíveis situações importunas sofridas na infância em ambientes online.

Bibliographies de l'auteur

Amanda Raquel da Rocha Sarmento Ferraz, UFAL

Graduada em Pedagogia pela UFAL. 

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando e Mestre em Educação pela UFAL. Professor da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL). 

Deise Juliana Francisco, Centro de Educação (CEDU)

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Professora Associado II da UFAL lotada no Centro de Educação (CEDU). 

Références

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Publiée
2021-08-10