REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: O QUE DIZ A BIBLIOGRAFIA ACADÊMICA BRASILEIRA?
Abstract
Grande parte da população global utiliza a Internet como uma ferramenta significativa para auxiliar procedimentos diversos do dia a dia, e esse tipo de acesso tem se estendido não só às necessidades de adultos e adolescentes, mas também se aplicado com intensidade ao público infantil. Sendo assim, torna-se necessária a busca efetiva sobre as interações entre as crianças com o mundo digital, o mundo da internet. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que buscou investigar os processos da inserção da internet na infância, mais especificadamente entre crianças com idade de 5 a 10 anos, buscando contribuições acadêmicas para sistematizar os benefícios e adversidades do uso feito pelas crianças, apontando aspectos como a mediação parental e escolar. Para isso, o estudo segue uma abordagem de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Por fim, os artigos reunidos permitiram a identificação de como a internet pode iniciar na vida criança, bem como compreender como as mediações da escola e dos pais e responsáveis são importantes na prevenção de possíveis situações importunas sofridas na infância em ambientes online.
References
BARRA, Sandra Marlene; SARMENTO, Manuel Jacinto;. Os saberes das crianças e as interações na rede. Zero-a-seis, v. 8, n. 14, p. 1-20, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1776.Acesso em 08 abr.2018
BRITO, Rita; DIAS, Patrícia. Crianças até 8 anos e Tecnologias Digitais no Lar: Os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros. Observatorio (OBS*), v. 11, n. 2, p. 72lpage= 90, 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164659542017000200005. Acesso em: 07 jun.2018
COUTO, Edvaldo Souza. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, v. 31, n. 3, p. 897-916, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/29078. Acesso em: 10 jan.2019
PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça, 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em 11 jun.2018
Estimativas de população residente no brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Disponível em: hftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2017/estimativa_TCU_2017_20180618.pdf. Acesso em 30 jul.2018
MAIDEL, Simone; VIEIRA, Mauro Luis. Mediação parental do uso da internet pelas crianças. Psicologia em revista, v. 21, n. 2, p. 293-313, 2015. Disponível em: http://ibict.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/download/P.1678-9523.2015V21N2P292/9395. Acesso em: 06 jun.2018
MONTEIRO, Ana Francisca. A Internet na vida das crianças: como lidar com perigos e oportunidades. In:Actas do Challenges 2007, V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 2007. p. 522-526. Disponível em:
https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/31923039/Challenges2007.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1551826570&Signature=OukYIrrZHFRQs7ok1WFtQYuTsEA%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DA_internet_na_vida_das_criancas_lidar_co.pdf. Acesso em: 13 jan.2019
NIÑOS em un mundo digital. Revista Unicef Estado mundial de la infância, 2017. Disponível em: http:// https://www.unicef.org/paraguay/spanish/UN0150440.pdf. Acesso em 11 jul.2018
PEREIRA, Helena Luísa; BARBOSA, Jaqueline Santos, NASCIMENTO, Matheus Augusto Modesto. Adulto Saudável: Educando desde a Infância, 2015. Disponível em:http://joinville.ifsc.edu.br/~bibliotecajoi/arquivos/pi/enfermagem2015/170979.pdf.Acesso em: 17 mai.2018
PEREIRA, Suzana Cláudia Pessoa; e SILVA, Joseílda Maria, 2015. O estímulo ao consumo infantil pela mídia e publicidade. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID2905_06082015142757.pdf. Acesso em 20 jan2019
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO] :pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2015 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf. Acesso em 09 fev.2019
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO] :pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2016 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em 09 fev. 2019
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO] :pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2017 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em 09 fev.2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).