REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: O QUE DIZ A BIBLIOGRAFIA ACADÊMICA BRASILEIRA?
Resumen
Grande parte da população global utiliza a Internet como uma ferramenta significativa para auxiliar procedimentos diversos do dia a dia, e esse tipo de acesso tem se estendido não só às necessidades de adultos e adolescentes, mas também se aplicado com intensidade ao público infantil. Sendo assim, torna-se necessária a busca efetiva sobre as interações entre as crianças com o mundo digital, o mundo da internet. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que buscou investigar os processos da inserção da internet na infância, mais especificadamente entre crianças com idade de 5 a 10 anos, buscando contribuições acadêmicas para sistematizar os benefícios e adversidades do uso feito pelas crianças, apontando aspectos como a mediação parental e escolar. Para isso, o estudo segue uma abordagem de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Por fim, os artigos reunidos permitiram a identificação de como a internet pode iniciar na vida criança, bem como compreender como as mediações da escola e dos pais e responsáveis são importantes na prevenção de possíveis situações importunas sofridas na infância em ambientes online.
Citas
BARRA, Sandra Marlene; SARMENTO, Manuel Jacinto;. Os saberes das crianças e as interações na rede. Zero-a-seis, v. 8, n. 14, p. 1-20, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1776.Acesso em 08 abr.2018
BRITO, Rita; DIAS, Patrícia. Crianças até 8 anos e Tecnologias Digitais no Lar: Os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros. Observatorio (OBS*), v. 11, n. 2, p. 72lpage= 90, 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164659542017000200005. Acesso em: 07 jun.2018
COUTO, Edvaldo Souza. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, v. 31, n. 3, p. 897-916, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/29078. Acesso em: 10 jan.2019
PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça, 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em 11 jun.2018
Estimativas de população residente no brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Disponível em: hftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2017/estimativa_TCU_2017_20180618.pdf. Acesso em 30 jul.2018
MAIDEL, Simone; VIEIRA, Mauro Luis. Mediação parental do uso da internet pelas crianças. Psicologia em revista, v. 21, n. 2, p. 293-313, 2015. Disponível em: http://ibict.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/download/P.1678-9523.2015V21N2P292/9395. Acesso em: 06 jun.2018
MONTEIRO, Ana Francisca. A Internet na vida das crianças: como lidar com perigos e oportunidades. In:Actas do Challenges 2007, V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 2007. p. 522-526. Disponível em:
https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/31923039/Challenges2007.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1551826570&Signature=OukYIrrZHFRQs7ok1WFtQYuTsEA%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DA_internet_na_vida_das_criancas_lidar_co.pdf. Acesso em: 13 jan.2019
NIÑOS em un mundo digital. Revista Unicef Estado mundial de la infância, 2017. Disponível em: http:// https://www.unicef.org/paraguay/spanish/UN0150440.pdf. Acesso em 11 jul.2018
PEREIRA, Helena Luísa; BARBOSA, Jaqueline Santos, NASCIMENTO, Matheus Augusto Modesto. Adulto Saudável: Educando desde a Infância, 2015. Disponível em:http://joinville.ifsc.edu.br/~bibliotecajoi/arquivos/pi/enfermagem2015/170979.pdf.Acesso em: 17 mai.2018
PEREIRA, Suzana Cláudia Pessoa; e SILVA, Joseílda Maria, 2015. O estímulo ao consumo infantil pela mídia e publicidade. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID2905_06082015142757.pdf. Acesso em 20 jan2019
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO] :pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2015 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf. Acesso em 09 fev.2019
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO] :pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2016 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em 09 fev. 2019
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO] :pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2017 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em 09 fev.2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).