A ESTRATÉGIA DE PROJETOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM CONFIGURADA POR MEIO DE TEMAS TRANSVERSAIS E COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Résumé

Este trabalho apresenta resultados oriundos de pesquisa realizada em uma sala de aula – no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola privada do sul do Estado de Minas Gerais. Uma investigação que se deu por meio de revisão bibliográfica e de análise de dados levantados em sala de aula. Essa confluência entre revisão bibliográfica e a análise dos dados se efetivou com a utilização ubíqua de recursos tecnológicos comunicacionais, e mostrou atividades que permitiram a dialogicidade entre a situação intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos. Tais construção e reconstrução de conhecimentos aconteceram na perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionais interacionistas e construtivistas sob a ótica do pensamento complexo. Nesse sentido, mostrar-se-á aqui um exemplo de atividade colaborativa utilizando da ubiquidade proporcionada por dispositivos para o ensino e aprendizagem no contexto educacional.

Bibliographies de l'auteur

Celso Augusto dos Santos Gomes, Unis/MG

Doutor em Educação – UNIMEP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Carina Adriele Duarte de Melo Figueiredo, UNIS/MG

Doutora em Ciências da Linguagem – UNIVÁS. Docente no UNIS/MG.

Sérgio Cândido de Oscar, PUC/RIO

Doutor em Educação – PUC/RIO. Docente no Conservatório Estadual de Música Haidee França Americano.

Alessandro Messias Moreira, UNIS/MG

Doutor em Educação – UNIMEP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Alessandro Ferreira Alves, UNIS/MG

Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica – UNICAMP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Wanderson Gomes de Souza, UNIS/MG

Doutor em Educação – UNIMEP. Docente no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS/MG.

Fabricio Pelloso Piurcosky, UNIS/MG

Doutorando em Administração – UFLA. Docente no UNIS/MG.

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Publiée
2020-03-31