A ESTRATÉGIA DE PROJETOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM CONFIGURADA POR MEIO DE TEMAS TRANSVERSAIS E COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Abstract
Este trabalho apresenta resultados oriundos de pesquisa realizada em uma sala de aula – no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola privada do sul do Estado de Minas Gerais. Uma investigação que se deu por meio de revisão bibliográfica e de análise de dados levantados em sala de aula. Essa confluência entre revisão bibliográfica e a análise dos dados se efetivou com a utilização ubíqua de recursos tecnológicos comunicacionais, e mostrou atividades que permitiram a dialogicidade entre a situação intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos. Tais construção e reconstrução de conhecimentos aconteceram na perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionais interacionistas e construtivistas sob a ótica do pensamento complexo. Nesse sentido, mostrar-se-á aqui um exemplo de atividade colaborativa utilizando da ubiquidade proporcionada por dispositivos para o ensino e aprendizagem no contexto educacional.
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