UMA PROPOSTA “DESINTERESSADA” DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTRAFOGO À DIVISÃO DO TRABALHO INTELECTUAL

Résumé

Todas as formas de expressão corporal guardam consigo preciosas chaves de leitura da realidade: O modo dos sujeitos movimentarem-se revela um projeto societal, ou seja, um modo coletivo de sentir, pensar e agir no mundo, a cultura corporal. As manifestações esportivas tais como praticadas nas disciplinas de Educação Física na Educação Básica brasileira, portanto, carregam em sua própria natureza a potencialidade de servirem como pontos mobilizadores de uma reflexão totalizante, interdisciplinar, sobre o seu objeto de estudo, se tornando disciplinas privilegiadas para a formação de um sujeito autônomo capaz de pensar crítica e historicamente sua realidade. Não obstante, hodiernamente, essa disciplina tem padecido da simplificação mais grosseira que a coloca a serviço justamente do contrário, a saber, de um ethos irrefletido e passivo, perfeitamente aderente ao status quo neoliberal. Este trabalho pretende lançar as bases teóricas de uma prática docente esclarecida e engajada que vá de encontro a tal paradigma.

Bibliographies de l'auteur

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Federal de Jataí

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ).

João Batista Magalhães Prates, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publiée
2020-04-24