UMA PROPOSTA “DESINTERESSADA” DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTRAFOGO À DIVISÃO DO TRABALHO INTELECTUAL
Resumen
Todas as formas de expressão corporal guardam consigo preciosas chaves de leitura da realidade: O modo dos sujeitos movimentarem-se revela um projeto societal, ou seja, um modo coletivo de sentir, pensar e agir no mundo, a cultura corporal. As manifestações esportivas tais como praticadas nas disciplinas de Educação Física na Educação Básica brasileira, portanto, carregam em sua própria natureza a potencialidade de servirem como pontos mobilizadores de uma reflexão totalizante, interdisciplinar, sobre o seu objeto de estudo, se tornando disciplinas privilegiadas para a formação de um sujeito autônomo capaz de pensar crítica e historicamente sua realidade. Não obstante, hodiernamente, essa disciplina tem padecido da simplificação mais grosseira que a coloca a serviço justamente do contrário, a saber, de um ethos irrefletido e passivo, perfeitamente aderente ao status quo neoliberal. Este trabalho pretende lançar as bases teóricas de uma prática docente esclarecida e engajada que vá de encontro a tal paradigma.
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