UMA PROPOSTA “DESINTERESSADA” DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTRAFOGO À DIVISÃO DO TRABALHO INTELECTUAL
Abstract
Todas as formas de expressão corporal guardam consigo preciosas chaves de leitura da realidade: O modo dos sujeitos movimentarem-se revela um projeto societal, ou seja, um modo coletivo de sentir, pensar e agir no mundo, a cultura corporal. As manifestações esportivas tais como praticadas nas disciplinas de Educação Física na Educação Básica brasileira, portanto, carregam em sua própria natureza a potencialidade de servirem como pontos mobilizadores de uma reflexão totalizante, interdisciplinar, sobre o seu objeto de estudo, se tornando disciplinas privilegiadas para a formação de um sujeito autônomo capaz de pensar crítica e historicamente sua realidade. Não obstante, hodiernamente, essa disciplina tem padecido da simplificação mais grosseira que a coloca a serviço justamente do contrário, a saber, de um ethos irrefletido e passivo, perfeitamente aderente ao status quo neoliberal. Este trabalho pretende lançar as bases teóricas de uma prática docente esclarecida e engajada que vá de encontro a tal paradigma.
References
ABIB, Pedro Rodolpho. Cultura popular, educação e lazer: uma abordagem sobre a capoeira e o samba. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 58-66, jan./jun., 2006.
ARISTÓTELES. Metafísica, Livros I, II e III. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2002.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, jan./abr. 2012.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DIAS JUNIOR, Elson. Metodologia do ensino das lutas: uma proposição crítico-superadora. In: CONGRESSO NORDESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 5., 2014, Guanambi. Anais do Grupo Temático 5 – Escola. Guanambi: UNEB, 2014.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Material Escolar, 1978. p. 33-91.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, jan./jul. 2008.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais; O princípio educativo; Jornalismo. v. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Temas de cultura; Ação Católica; Americanismo e fordismo. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001b.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Maquiavel; Notas sobre o Estado e a política. v. 3. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
HANKE, Lewis. Aristóteles e os índios americanos: um estudo do preconceito de raça no mundo moderno. Revista de História, São Paulo, n. 37, 1957.
HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antônio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
HORTA, José Silvério Baia. A educação na Itália fascista (1922-1945). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 19, p. 47-89, jan./abr. 2009.
IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 7-27, 1989.
KOPPE, Vinício Renner. Okung fu tradicional e o wushu moderno. Trabalho de conclusão de graduação (Licenciatura em Educação Física). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004. p. 23-51; 89-109.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; MURAD, Mauricio; CAPINUSSÚ, José Maurício. O kung-fu wushu e os jogos olímpicos: história e possibilidades de inserção. Revista Corpus et Scientia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 115-125, jan. 2013.
MOTTA, Fernando Claudio Prestes. O que é burocracia. Brasília: Brasiliense, 1981.
MUELLER, Rafael Rodrigo; BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo. Interdisciplinaridade, pesquisa e formação de trabalhadores as interações entre o mundo do trabalho e o da educação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 27, p. 175-191, 2008.
PLATÃO. A república. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SEVERINO, Antônio Joaquim. O uno e o múltiplo: o sentido antropológico do interdisciplinar. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 159-176.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).