A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS OFERTAS DE VAGAS NA ESFERA DA JUSTIÇA ESTADUAL DO MARANHÃO

Résumé

O processo de estágio é requisito para a formação superior e proporciona a interface entre o espaço acadêmico e o campo profissional. Trata-se de um compromisso social e ético das instituições de ensino superior assumir a responsabilidade de formação do profissional, sob a perspectiva de sujeito de transformação social. A Lei de Estágio nº 11.788/2008 buscou intensificar o processo de aprendizagem profissional vinculado ao processo educativo. O artigo tem como objetivo identificar o efetivo acesso dos acadêmicos aos programas de estágio por meio dos editais de estágio ofertados, no período de 2016-2018, em instituições públicas estaduais na esfera da Justiça Estadual Maranhense, em conformidade com a Lei de Estágio. Para tanto, apresenta-se uma revisão de literatura que discute a contextualização dos cursos superiores, bem como o estágio como instrumento de desenvolvimento profissional. Propõe-se com uma abordagem metodológica uma pesquisa exploratória-documental. Constatou-se que no universo de 244 vagas de estágio ofertadas no período, o Ministério Público do Estadual (MPMA) foi o órgão que mais ofertou com 175 vagas. Contudo, conclui-se que é insatisfatória o número de oportunidades de estágio destinadas pela esfera da justiça estadual maranhense em relação ao número de concluintes de ensino superior maranhense.

Bibliographies de l'auteur

Cheila Fernandes de Andrade, UNITAU

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté/UNITAU/SP.

Greice Kely Aragao Ribeiro, Universidade Federal do Maranhao UFMA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté/UNITAU/SP.

Carla Janaína Mendonça de Melo, UNITAU

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté/UNITAU. Professora universitária e Gerente de Recursos Humanos no Ministério Público de Rondônia.

Fabiane Ferraz Silveira Fogaça , UNITAU

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté/UNITAU/SP.

Marilsa de Sá Rodrigues, UNITAU

Professora Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente pesquisadora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté/UNITAU/SP.

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Publiée
2020-04-24