A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS OFERTAS DE VAGAS NA ESFERA DA JUSTIÇA ESTADUAL DO MARANHÃO
Abstract
O processo de estágio é requisito para a formação superior e proporciona a interface entre o espaço acadêmico e o campo profissional. Trata-se de um compromisso social e ético das instituições de ensino superior assumir a responsabilidade de formação do profissional, sob a perspectiva de sujeito de transformação social. A Lei de Estágio nº 11.788/2008 buscou intensificar o processo de aprendizagem profissional vinculado ao processo educativo. O artigo tem como objetivo identificar o efetivo acesso dos acadêmicos aos programas de estágio por meio dos editais de estágio ofertados, no período de 2016-2018, em instituições públicas estaduais na esfera da Justiça Estadual Maranhense, em conformidade com a Lei de Estágio. Para tanto, apresenta-se uma revisão de literatura que discute a contextualização dos cursos superiores, bem como o estágio como instrumento de desenvolvimento profissional. Propõe-se com uma abordagem metodológica uma pesquisa exploratória-documental. Constatou-se que no universo de 244 vagas de estágio ofertadas no período, o Ministério Público do Estadual (MPMA) foi o órgão que mais ofertou com 175 vagas. Contudo, conclui-se que é insatisfatória o número de oportunidades de estágio destinadas pela esfera da justiça estadual maranhense em relação ao número de concluintes de ensino superior maranhense.
References
BITTENCOURT, C. C. Gestão de competências e aprendizagens nas organizações. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
BOTTONI, A.; SARDANO, E.J.; COSTA FILHO, G. B.da. Uma breve história da Universidade no Brasil: de Dom João a Lula e os desafios atuais. Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, p. 19-42, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 08 mar. 2019
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: de 5 de outubro de 1988. 34.ed.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação: Lei 9.394/96 e legislação correlata. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 fev. 2019.
BRASIL, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Da definição, classificação e relações de estágio. Brasília – DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 19 fev. 2019.
CHARLES, S. A universidade na época democrática: problemas e desafios. Integração, v. 11, n. 43, p. 359-368, 2005. Disponível em: <ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/359_43.pdf>.
COELHO, I. M. Formar para o mercado ou para a autonomia? O papel da universidade. Campinas/São Paulo. Papirus, 2006.
COLOMBO, I.M.; BALLÃO, C.M. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, n. 53, 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/1550/155031843011.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.
CUNHA, M. R. Gestão estratégica de IES: modelos e funções do planejamento estratégico em universidades públicas e privadas de Palmas – Tocantins (Dissertação de mestrado). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, 2011. Disponível em: <http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/3804>. Acesso em 24 de abril de 2019.
CUNHA, L. A., A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2007.
PENHA JÚNIOR, E. R. da; SOUZA, E. M. de, A importância do estágio para a formação do administrador. Anais. Disponível em: <http://www.enangrad.org.br/pdf/2017_ENANGRAD198.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.
GOMES, V.; MACHADO-TAYLOR, M.de L.; SARAIVA, E. V., O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, Recife, v.42, n. 1, p. 106-129, jan/jul, 2018. Disponível em: < https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/index>. Acesso em 24 de abril de 2019.
GOUVÊA, M. G., Estágio, supervisão e trabalho profissional. Serviço Social & Realidade, v. 17, n. 1, p. 62-73, 2009. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/4/69. Acesso em: 28 fev. 2019.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Censo da Educação Superior 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em 08 de fev. 2019.
LAUS, S.; MOROSINI, M. C., Internacionalización de la educación superior em Brasil, Colômbia: Banco Mundial em coedición com Mayol Ediciones,, 2005.
LIMA, M.C., Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2.ed. rev.e atualizada – São Paulo: Saraiva, 2008.
MAGALHÃES, A. M., A Identidade do Ensino Superior: a Educação Superior e a Universidade. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 7, n. 7, sep. 2009. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/713>. Acesso em: 24 apr. 2019.
MARTINS, A. C. P., Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras. vol.17 suppl.3 São Paulo, 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502002000900001>. Acesso em: 24 de abril de 2019.
MENEZES, L. C., Universidade sitiada: a ameaça de liquidação da universidade brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
NASCIMENTO, L.C.; TEODÓSIO, A.S.S., O estágio diante dos desafios do ensino em administração: um estudo de caso sobre as percepções de alunos e supervisores. Encontro da associação dos programas de pós graduação em administração, v. 29, 2005. Anais. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-epqa-1743.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2019
PANIZZI, W. M. Pronunciamento II Reunião Plenária do Conselho Universitário Iberoamericano, Andifes, Brasília, 2004.
SAMPAIO, H. Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990, Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, 1991. Disponível em: < http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9108.pdf>. Acesso em 24 de abril de 2019.
SILVA, A. C. Educação Superior: Alguns problemas do nosso ensino superior Estud. av. vol.15 no.42 São Paulo May/Aug. 2001. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000200014>. Acesso em 24 de abril de 2019.
WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade? São Paulo: Brasiliense, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).