EDUCAÇÃO ENTRE UTOPIA E REALIDADE: RELAÇÕES DE PODER NORMATIVO E INSTITUCIONAL NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID 2018
Résumé
O trabalho tem por objetivo apresentar reflexões normativas e teóricas sobre as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Teve-se por base os recursos materiais e a estrutura espacial escolar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Fez-se uso de um recorte normativo sobre a educação; da influência do espaço sob a perspectiva de Michel Foucault (1979, [1987]); e da exposição de contrapontos à disparidade constatada. A metodologia baseou-se em análise documental e revisão bibliográfica conjugadas a relatos de experiência, com propósito exploratório e abordagem qualitativa. As experiências permitiram constatar a disparidade entre o que preconiza a lei e a realidade das escolas públicas, coadunando-se com a perspectiva histórica da gênese claudicante proposta por Carlos Rátis Martins (2008). Constatou-se o espaço escolar e a interação entre seus agentes como formas de controle, sem prejuízo da percepção de práticas humanitárias e democráticas nas vivências do PIBID que oportunizaram enxergar a educação como agente de transformação social.
Références
AMADO, J. FREIRE, I. Indisciplina(s) e clima relacional nas escolas. In: CRUSOÉ, N. M. C.; RIBEIRO, M. M. G.; SILVA, C. A. (org.). Desafios educacionais no cotidiano escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 21-44.
BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 1 set. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 1 set. 2019.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 27. ed. Petropólis: Vozes, 1987.
GHANEM, E. Educação escolar e democracia no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. Ação Educativa, 2004.
MARTINS, C.E.B.R. Habeas Educationem: em busca da proteção judicial do ensino fundamental de qualidade. Salvador: JusPODIVM, 2008.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. 118 p.
NIDELCOFF, M.T. Uma escola para povo. 27 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
PEDRAL, S. Educação.doc: registros da série de documentários educação.doc sobre educação pública de qualidade dirigida por Luiz Bolognesi e corrigida por Laís Bodanzky. Texto Sibelle Pedral [apresentação de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi]. São Paulo: Moderna. Buriti Filmes, 2014.
SIFUENTES, M. Caracterização do direito ao ensino fundamental. In: ______. Direito fundamental à educação: a aplicabilidade dos dispositivos constitucionais. 2ª ed. Porto Alegre: Nuria Fabris, 2009. Cap. 2. p. 37-80.
SILVA, T.T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).