EDUCAÇÃO ENTRE UTOPIA E REALIDADE: RELAÇÕES DE PODER NORMATIVO E INSTITUCIONAL NAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID 2018
Abstract
O trabalho tem por objetivo apresentar reflexões normativas e teóricas sobre as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Teve-se por base os recursos materiais e a estrutura espacial escolar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Fez-se uso de um recorte normativo sobre a educação; da influência do espaço sob a perspectiva de Michel Foucault (1979, [1987]); e da exposição de contrapontos à disparidade constatada. A metodologia baseou-se em análise documental e revisão bibliográfica conjugadas a relatos de experiência, com propósito exploratório e abordagem qualitativa. As experiências permitiram constatar a disparidade entre o que preconiza a lei e a realidade das escolas públicas, coadunando-se com a perspectiva histórica da gênese claudicante proposta por Carlos Rátis Martins (2008). Constatou-se o espaço escolar e a interação entre seus agentes como formas de controle, sem prejuízo da percepção de práticas humanitárias e democráticas nas vivências do PIBID que oportunizaram enxergar a educação como agente de transformação social.
References
AMADO, J. FREIRE, I. Indisciplina(s) e clima relacional nas escolas. In: CRUSOÉ, N. M. C.; RIBEIRO, M. M. G.; SILVA, C. A. (org.). Desafios educacionais no cotidiano escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 21-44.
BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 1 set. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 1 set. 2019.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 27. ed. Petropólis: Vozes, 1987.
GHANEM, E. Educação escolar e democracia no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. Ação Educativa, 2004.
MARTINS, C.E.B.R. Habeas Educationem: em busca da proteção judicial do ensino fundamental de qualidade. Salvador: JusPODIVM, 2008.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. 118 p.
NIDELCOFF, M.T. Uma escola para povo. 27 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
PEDRAL, S. Educação.doc: registros da série de documentários educação.doc sobre educação pública de qualidade dirigida por Luiz Bolognesi e corrigida por Laís Bodanzky. Texto Sibelle Pedral [apresentação de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi]. São Paulo: Moderna. Buriti Filmes, 2014.
SIFUENTES, M. Caracterização do direito ao ensino fundamental. In: ______. Direito fundamental à educação: a aplicabilidade dos dispositivos constitucionais. 2ª ed. Porto Alegre: Nuria Fabris, 2009. Cap. 2. p. 37-80.
SILVA, T.T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).