CURRICULO OCULTO E SUA ATUAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR
Résumé
Com base nos currículos de ensino que perpassam desde o tradicional até a atualidade, trouxemos à tona o lado oculto dele. Visamos mostrar os fatores pelos quais o currículo oculto existe nos diversos âmbitos institucionais. Além disso, apresentaremos o quão importante eles são. Desse modo, buscamos a compreensão de que é preciso desvincular-se do currículo tradicional e avançar para as novas nuances do ensino e aprendizagem sem que eles sejam silenciados. Apontamos as tecnologias como avanço que facilitam e ajudam a desvendar os mistérios do currículo oculto. Por fim, percebemos a importância das instruções dos professores aos alunos com relação aos avanços tecnológicos que influenciam no currículo e, consequentemente, no currículo oculto.
Références
APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Org.). São Paulo: Ática, 1983.
CURY, Carlos R. Jamil. Educação e contradição. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FRAGO, Antonio Viñao Frago; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução Alfredo Veiga-Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
GESSER, Verônica. A evolução histórica do currículo: dos primórdios à atualidade. Contrapontos, Itajaí, SC, n. 4, p. 69-81, 2002.
GARCIA, José Gustavo Sampaio. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. A couraça como currículo oculto – um estudo da relação entre a rotina escolar e o funcionamento encouraçado. 2010. 197 p. il. Tese (doutorado).
GOERGEN, Pedro. Novas competências docentes para a educação: anotações para um currículo de formação de professores. In: BORBA, A. M.; FERRI, C.; GESSER, V. (Orgs.). Currículo e avaliação: investigações e ações. Itajaí: UNIVALI / Maria do Cais, 2006 [Coleções Plurais Educacionais].
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
MOREIRA, Antônio Flávio. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
PERRENOUD, P. La construcción del êxito y del fracaso escolar. Madrid: Morata, 1996.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. El curriculum oculto. 4. ed. Madrid: Morata, 1994.
SILVA, Maria José Lopes. Um aspecto da função ideológica da escola: o currículo oculto. Boletim Técnico do SENAC. v. 22, n.2, maio/agosto 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O que produz e o que reproduz em educação. Porto Alegre: Artmed, 1992.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999a.
______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999b.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).