CURRICULO OCULTO E SUA ATUAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR

Resumen

Com base nos currículos de ensino que perpassam desde o tradicional até a atualidade, trouxemos à tona o lado oculto dele. Visamos mostrar os fatores pelos quais o currículo oculto existe nos diversos âmbitos institucionais. Além disso, apresentaremos o quão importante eles são. Desse modo, buscamos a compreensão de que é preciso desvincular-se do currículo tradicional e avançar para as novas nuances do ensino e aprendizagem sem que eles sejam silenciados. Apontamos as tecnologias como avanço que facilitam e ajudam a desvendar os mistérios do currículo oculto. Por fim, percebemos a importância das instruções dos professores aos alunos com relação aos avanços tecnológicos que influenciam no currículo e, consequentemente, no currículo oculto.

Biografía del autor/a

Otainan da Silva Matos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do maranhão (UFMA).  Professor do  Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).  É membro do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID) da Universidade Federal do Maranhão.

José Antonio Moraes Costa, Secretaria Municipal da Educação de São Luís (SEMED-MA)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor na Rede Municipal da Educação de São Luís-MA. Professor do Colégio Dom Bosco em São Luís-MA. 

Wallesson Alexandre de Sousa Lima, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Especialista em Engenharia de Transportes: Rodovias, Portos e Ferrovias pelo Instituto Navigare.  Professor da Base Técnica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

 

 

Fernanda Gabrielle Soares da Silva, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Geysa Helena Guimarães Chaves, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

Jhonatan Peres de Sousa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Mestre em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Professor no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).  

Citas

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Publicado
2022-04-08