CURRICULO OCULTO E SUA ATUAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR
Abstract
Com base nos currículos de ensino que perpassam desde o tradicional até a atualidade, trouxemos à tona o lado oculto dele. Visamos mostrar os fatores pelos quais o currículo oculto existe nos diversos âmbitos institucionais. Além disso, apresentaremos o quão importante eles são. Desse modo, buscamos a compreensão de que é preciso desvincular-se do currículo tradicional e avançar para as novas nuances do ensino e aprendizagem sem que eles sejam silenciados. Apontamos as tecnologias como avanço que facilitam e ajudam a desvendar os mistérios do currículo oculto. Por fim, percebemos a importância das instruções dos professores aos alunos com relação aos avanços tecnológicos que influenciam no currículo e, consequentemente, no currículo oculto.
References
APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Org.). São Paulo: Ática, 1983.
CURY, Carlos R. Jamil. Educação e contradição. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FRAGO, Antonio Viñao Frago; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução Alfredo Veiga-Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
GESSER, Verônica. A evolução histórica do currículo: dos primórdios à atualidade. Contrapontos, Itajaí, SC, n. 4, p. 69-81, 2002.
GARCIA, José Gustavo Sampaio. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. A couraça como currículo oculto – um estudo da relação entre a rotina escolar e o funcionamento encouraçado. 2010. 197 p. il. Tese (doutorado).
GOERGEN, Pedro. Novas competências docentes para a educação: anotações para um currículo de formação de professores. In: BORBA, A. M.; FERRI, C.; GESSER, V. (Orgs.). Currículo e avaliação: investigações e ações. Itajaí: UNIVALI / Maria do Cais, 2006 [Coleções Plurais Educacionais].
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
MOREIRA, Antônio Flávio. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
PERRENOUD, P. La construcción del êxito y del fracaso escolar. Madrid: Morata, 1996.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. El curriculum oculto. 4. ed. Madrid: Morata, 1994.
SILVA, Maria José Lopes. Um aspecto da função ideológica da escola: o currículo oculto. Boletim Técnico do SENAC. v. 22, n.2, maio/agosto 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O que produz e o que reproduz em educação. Porto Alegre: Artmed, 1992.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999a.
______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999b.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).