A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
O objetivo deste artigo é dialogar sobre Educação Física e a perspectiva do letramento, dentro das possibilidades de formação docente. Entende-se que o cenário educacional atual faz com que seja necessária a releitura sobre os valores e princípios que regem a formação de professores em Educação Física, com a intenção de reestruturar os planos e políticas voltados para essa área. Para a estrutura do trabalho, apresentam-se seções que aprofundam na discussão sobre a constituição da Educação Física como área de conhecimento; Educação Física e Letramento e Educação Física e Linguagem. Em seguida, faz-se uma discussão sobre as possibilidades de formação docente frente aos desafios da contemporaneidade. Compreende-se, por fim, que Educação Física e letramento são concebidas como práticas sociais, em suas especificidades, e não podem compor os currículos escolares como meras técnicas e habilidades descoladas de reflexão crítica.
Références
AYOUB, E. Reflexões sobre a Educação Física na Educação infantil. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 4, p. 53-60, 2001.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. In: Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, p. 69-88, 2009.
CAPARROZ, Francisco E. A Educação Física como componente curricular: entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.
DAOLIO, Jocimar. Da Cultura do Corpo. Campinas, SP. Papirus, 2013.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
_________, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017.
GIROUX, H.A; McLAREN, P. Formação de professor como uma contraesfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2013.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2ª edição. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
KUNZ, Elenor. Educação física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
SANTIN, Silvino. Temas Pedagógicos. Porto Alegre: EST, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. 10ª ed. Campinas, SP: Autores
Associados, 2008.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 25. p.5 – 17. 2004.
SOARES, Carmem Lúcia. Fundamentos da Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, nº 10, Janeiro, 1988, p. 19-27.
TAFFAREL, Celi Zulke. O “letramento” e Educação Física. Disponível em http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ver.php?idtexto=392. Acesso em 03 dez 2019.
TANI, Go et. al. Educação Física Escola: fundamentos de uma abordagem
desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).