EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DOS EXERGAMES
Résumé
O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições pedagógicas dos Exergames (videogames que utilizam o movimento humano) no ensino da dança em aulas de Educação Física. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo quali-quantitativa do tipo quase experimental. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e contou com uma amostra de 5 turmas, totalizando 127 estudantes. As turmas participaram de aulas desenvolvidas a partir dos métodos de ensino aberto, fechado e virtual. Foram utilizados questionário misto, teste pré e pós nos Exergames, escala de resposta afetiva, diário de campo e entrevista por grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Constatamos que os Exergames podem auxiliar o professor durante as aulas de Educação Física, principalmente, na introdução dos conteúdos e servindo de aliado às outras estratégias de intervenção.
Références
ADELMAN, M. Mulheres atletas: re-significações da corporalidade feminina. Revista Estudos Feministas, v. 12, p. 445-65, 2003.
ARAÚJO, J. G. E.; BATISTA, C.; MOURA, D. L. Exergames na educação física: uma revisão sistemática. Movimento, v. 23, n. 2, p. 529-541, 2017.
ALTMANN, H; AYOUB, E; AMARAL, S. C. F. Gênero na prática docente em educação física educação física: “meninas não gostam de suar meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos feministas, v. 19, n. 2, p. 491-501, 2011.
ALVES, L. R. G. Games e educação–a construção de novos significados. Revista portuguesa de pedagogia, n. 42-2, p. 225-236, 2008.
ALVES, M. S et al. O ensino da dança no ensino fundamental II e ensino médio da rede estadual de Recife–Pe. Pensar Prática, v. 18, n. 2, p. 350-367, 2015.
ALVES, L.; CARVALHO, A. M. Videogame: É do bem ou do mal? Como orientar pais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 251-258, 2011.
BARACHO, A. F. de O.; GRIPP, F. J.; LIMA, M. R. de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n.1, p. 111-126, jan./ mar. 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CRUZ JUNIOR, Gilson. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p.941-963, 2014.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
DINIZ, I. K. S; DARIDO, S. C. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar. Motriz: Revista de Educação Física, p. 176-185, 2012.
ENES, C. C.; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de epidemiologia, 13: 163-171. 2010.
FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, v. 11, n. 1, 2013.
FARIAS JÚNIOR, J. C. de. et al. Prática de atividade física e fatores associados em adolescentes no Nordeste do Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 46, n. 3, p. 505-515, 2012.
FERREIRA, M. L. S; GRAEBNER, L; MATIAS, T. S. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, 2014.
FINCO, M. D.; FRAGA, A. B. Rompendo fronteiras na educação Física através dos videogames com interação corporal. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 3, p. 533-541, jul/set, 2012.
FINCO, M. D.; FRAGA, A. B. Corpo joystik: cinema, videogames e estilo de vida ativo. Licere, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, set/ 2013.
GASPARI, T. C. et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de educação física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.
GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n.1, p.167-178, 2009.
GOMES JÚNIOR, L. M.; LIMA, L. M. Educação Estética e Educação Física: a dança na formação de professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, 31-44, 2002.
GONÇALVES, H. et al. Fatores socioculturais e nível de atividade física no início da adolescência. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 22, n. 4, p. 246-253, 2007.
HARDY, J.; REJESKI, W. J. Not what, but how one feels: The measurement of affect during exercise. Journal Sport Exercise Psychol, Champaign, 1989;11:204-317.
LOVISOLO, H; BORGES, C. N. F; MUNIZ, I; B. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 1, 2012.
MOURA, D. L et al. As contra funcionalidades: a concepção de discentes sobre a Educação Física. Arquivos em Movimento, v. 9, n. 1, p. 20-32, 2013.
NANNI, D. Dança educação: pré-escola a universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
PEREIRA, M. L; HUNGER, D. A. C. F. Limites do ensino de dança na formação do professor de Educação Física. Motriz, Rio Claro, p. 768-780, 2009.
PEREZ, C. R.; NEIVA, J. F. de O.; MONTEIRO, C. B. de M. A vivência da tarefa motora em ambiente virtual e real: estudo da devolução do saque do tênis de mesa. Pensar a Prática. Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01-294, 2014.
PERFEITO, R. B, et al. Avaliação das aulas de Educação Física na percepção dos alunos de escolas públicas e particulares. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 4, p. 489-499, out./dez. 2008.
SOTERO, M. A. Questões de gênero e desconstrução de esteriótipos: um plano lúdico para ensino da dança na educação física. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
SOUSA, C. B. Motivação e prazer em educação física escolar: analisando o efeito de diferentes métodos de ensino. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, 2016.
SOUZA, M. J. A dança na formação do profissional de educação física: legitimação de uma cultura ou quebra de paradigmas? In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 6, 2003, Campo Grande. Anais... Mato Grosso do Sul: Universidade Católica Dom Bosco; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2003.
SOUSA, N. C. P; HUNGER, D. A. C. F; CARAMASHI, S. A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed, 2012.
VAGHETTI, C. A. O.; BOTELHO, S. S. da C. Ambientes virtuais de aprendizagem na educação física: uma revisão sobre a utilização dos exergames. Ciência e Cognição, v. 15, n. 1, p. 76-88, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).