EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DOS EXERGAMES

Resumen

O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições pedagógicas dos Exergames (videogames que utilizam o movimento humano) no ensino da dança em aulas de Educação Física. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo quali-quantitativa do tipo quase experimental. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e contou com uma amostra de 5 turmas, totalizando 127 estudantes. As turmas participaram de aulas desenvolvidas a partir dos métodos de ensino aberto, fechado e virtual. Foram utilizados questionário misto, teste pré e pós nos Exergames, escala de resposta afetiva, diário de campo e entrevista por grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Constatamos que os Exergames podem auxiliar o professor durante as aulas de Educação Física, principalmente, na introdução dos conteúdos e servindo de aliado às outras estratégias de intervenção.

Biografía del autor/a

João Gabriel Eugênio Araújo, IFPE

Licenciado em Educação Física (UFPE). Especialização em Pedagogia Salesiana (FASNE). Mestre em Ciências (UNIVASF). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). É líder do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).

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Publicado
2020-06-23