EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DOS EXERGAMES

Abstract

O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições pedagógicas dos Exergames (videogames que utilizam o movimento humano) no ensino da dança em aulas de Educação Física. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo quali-quantitativa do tipo quase experimental. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e contou com uma amostra de 5 turmas, totalizando 127 estudantes. As turmas participaram de aulas desenvolvidas a partir dos métodos de ensino aberto, fechado e virtual. Foram utilizados questionário misto, teste pré e pós nos Exergames, escala de resposta afetiva, diário de campo e entrevista por grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Constatamos que os Exergames podem auxiliar o professor durante as aulas de Educação Física, principalmente, na introdução dos conteúdos e servindo de aliado às outras estratégias de intervenção.

Author Biographies

João Gabriel Eugênio Araújo, IFPE

Licenciado em Educação Física (UFPE). Especialização em Pedagogia Salesiana (FASNE). Mestre em Ciências (UNIVASF). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). É líder do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).

References

ADELMAN, M. Mulheres atletas: re-significações da corporalidade feminina. Revista Estudos Feministas, v. 12, p. 445-65, 2003.

ARAÚJO, J. G. E.; BATISTA, C.; MOURA, D. L. Exergames na educação física: uma revisão sistemática. Movimento, v. 23, n. 2, p. 529-541, 2017.

ALTMANN, H; AYOUB, E; AMARAL, S. C. F. Gênero na prática docente em educação física educação física: “meninas não gostam de suar meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos feministas, v. 19, n. 2, p. 491-501, 2011.

ALVES, L. R. G. Games e educação–a construção de novos significados. Revista portuguesa de pedagogia, n. 42-2, p. 225-236, 2008.

ALVES, M. S et al. O ensino da dança no ensino fundamental II e ensino médio da rede estadual de Recife–Pe. Pensar Prática, v. 18, n. 2, p. 350-367, 2015.

ALVES, L.; CARVALHO, A. M. Videogame: É do bem ou do mal? Como orientar pais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 2, p. 251-258, 2011.

BARACHO, A. F. de O.; GRIPP, F. J.; LIMA, M. R. de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n.1, p. 111-126, jan./ mar. 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CRUZ JUNIOR, Gilson. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p.941-963, 2014.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

DINIZ, I. K. S; DARIDO, S. C. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar. Motriz: Revista de Educação Física, p. 176-185, 2012.

ENES, C. C.; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de epidemiologia, 13: 163-171. 2010.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, v. 11, n. 1, 2013.

FARIAS JÚNIOR, J. C. de. et al. Prática de atividade física e fatores associados em adolescentes no Nordeste do Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 46, n. 3, p. 505-515, 2012.

FERREIRA, M. L. S; GRAEBNER, L; MATIAS, T. S. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, 2014.

FINCO, M. D.; FRAGA, A. B. Rompendo fronteiras na educação Física através dos videogames com interação corporal. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 3, p. 533-541, jul/set, 2012.

FINCO, M. D.; FRAGA, A. B. Corpo joystik: cinema, videogames e estilo de vida ativo. Licere, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, set/ 2013.

GASPARI, T. C. et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de educação física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.

GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n.1, p.167-178, 2009.

GOMES JÚNIOR, L. M.; LIMA, L. M. Educação Estética e Educação Física: a dança na formação de professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, 31-44, 2002.

GONÇALVES, H. et al. Fatores socioculturais e nível de atividade física no início da adolescência. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 22, n. 4, p. 246-253, 2007.

HARDY, J.; REJESKI, W. J. Not what, but how one feels: The measurement of affect during exercise. Journal Sport Exercise Psychol, Champaign, 1989;11:204-317.

LOVISOLO, H; BORGES, C. N. F; MUNIZ, I; B. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 1, 2012.

MOURA, D. L et al. As contra funcionalidades: a concepção de discentes sobre a Educação Física. Arquivos em Movimento, v. 9, n. 1, p. 20-32, 2013.

NANNI, D. Dança educação: pré-escola a universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

PEREIRA, M. L; HUNGER, D. A. C. F. Limites do ensino de dança na formação do professor de Educação Física. Motriz, Rio Claro, p. 768-780, 2009.

PEREZ, C. R.; NEIVA, J. F. de O.; MONTEIRO, C. B. de M. A vivência da tarefa motora em ambiente virtual e real: estudo da devolução do saque do tênis de mesa. Pensar a Prática. Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01-294, 2014.

PERFEITO, R. B, et al. Avaliação das aulas de Educação Física na percepção dos alunos de escolas públicas e particulares. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 4, p. 489-499, out./dez. 2008.

SOTERO, M. A. Questões de gênero e desconstrução de esteriótipos: um plano lúdico para ensino da dança na educação física. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

SOUSA, C. B. Motivação e prazer em educação física escolar: analisando o efeito de diferentes métodos de ensino. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, 2016.

SOUZA, M. J. A dança na formação do profissional de educação física: legitimação de uma cultura ou quebra de paradigmas? In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 6, 2003, Campo Grande. Anais... Mato Grosso do Sul: Universidade Católica Dom Bosco; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2003.

SOUSA, N. C. P; HUNGER, D. A. C. F; CARAMASHI, S. A Dança na Escola: um sério problema a ser resolvido. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 496-505, 2010.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed, 2012.

VAGHETTI, C. A. O.; BOTELHO, S. S. da C. Ambientes virtuais de aprendizagem na educação física: uma revisão sobre a utilização dos exergames. Ciência e Cognição, v. 15, n. 1, p. 76-88, 2010.

Published
2020-06-23