EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DOS EXERGAMES

Palavras-chave: Dança. Exergames. Método de ensino. Resposta afetiva.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições pedagógicas dos Exergames (videogames que utilizam o movimento humano) no ensino da dança em aulas de Educação Física. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo quali-quantitativa do tipo quase experimental. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e contou com uma amostra de 5 turmas, totalizando 127 estudantes. As turmas participaram de aulas desenvolvidas a partir dos métodos de ensino aberto, fechado e virtual. Foram utilizados questionário misto, teste pré e pós nos Exergames, escala de resposta afetiva, diário de campo e entrevista por grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Constatamos que os Exergames podem auxiliar o professor durante as aulas de Educação Física, principalmente, na introdução dos conteúdos e servindo de aliado às outras estratégias de intervenção.

Biografia do Autor

João Gabriel Eugênio Araújo, IFPE

Licenciado em Educação Física (UFPE). Especialização em Pedagogia Salesiana (FASNE). Mestre em Ciências (UNIVASF). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). É líder do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).

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Publicado
2020-06-23